Dicas de iluminação e correção de cor para vídeos

Veja algumas dicas de como produzir seus vídeos com uma aparência mais profissional.

Assistir no Youtube com legendas.

Você certamente já se perguntou, como utilizar a iluminação da forma correta em seus vídeos não é mesmo? Pois bem, para iniciar sua produção, é possível seguir algumas dicas básicas que lhe ajudarão a dar mais qualidade ao seu conteúdo.

É fundamental que antes de filmar, seja em ambiente aberto ou fechado, como em um estúdio por exemplo, tente NUNCA filmar contra a luz, ainda mais quando se trata de uma janela. Isso irá causar enormes transtornos, já que posteriormente na edição você não terá como corrigir este problema de produção.

Tente nunca filmar contra a luz.”Tiago Boeing

É óbvio que em certas circunstâncias isso não será possível, principalmente quando você produz em um ambiente externo, que não há possibilidade de controlar os fatores envolvidos, para isso você precisará “estourar o fundo”, seja na câmera ou durante a edição, isso realmente não é legal.

Se no local onde você filma há janelas e você não possui uma iluminação adequada, tente fazer uso da luz externa (solar) filmando durante o dia, mesmo quando o céu se encontra escuro é possível perceber uma diferença nítida. Monte um cenário e se posicione de frente para a janela.

Agora, caso não haja nenhuma fonte de luz onde você costuma produzir seus vídeos, é importante ter um sistema de iluminação, no mercado há várias opções que custam, e caro. Uma forma de gastar pouco é adquirindo em lojas de materiais de construção lâmpadas halógenas, aquelas que são utilizadas em casamentos e outros eventos. Geralmente as de 500 watts são úteis.

Veja algumas dicas de como iluminar de uma forma barata e fácil seus vídeos, deixando assim seu conteúdo mais profissional.

Existem diversas opções de luzes disponíveis no mercado, se você optar pelas mais comuns, serão necessários alguns ajustes de correção de cor.

Software de edição:
Adobe Premiere Pro CC 2015.3
http://www.adobe.com/br/products/premiere.html

Onde avaliar/adquirir os softwares Adobe?

Adobe Creative Cloud:
http://www.adobe.com/br/creativecloud.html

Vale a pena? Se você é um profissional, Youtuber, produtor de vídeos ou demais, sim, este investimento vale a pena. O Adobe está entre os softwares mais potentes do mercado, ajuda a agilizar e automatizar suas tarefas com softwares de diversas áreas e utilidades.

Iluminador LED:
(algumas opções de alto custo)

Este artigo está em


Join the Conversation