Atividades esportivas ao ar livre são liberadas em SC

A prática de esportes foi parcialmente liberada em espaços públicos de Santa Catarina, por meio de portaria publicada na segunda-feira (27) pelo governo no Diário Oficial do Estado (DOE). Com a autorização, surf, skate, entre outras práticas individuais, e esportes coletivos como vôlei, beach tênis, basquete e futvôlei podem ser praticados, com determinadas regras, em praias, parques, calçadões, ciclovias e demais locais ao ar livre.

As atividades estavam proibidas desde março por causa da pandemia do coronavírus. Os esportes coletivos de contato, como futebol, ainda não estão autorizados nesses espaços. Exercícios físicos, como corrida e caminhada, já haviam sido liberados no dia 20 de abril.

Entre as justificativas para mais essa liberação, mencionadas na portaria assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, estão análises relacionadas à evolução da pandemia no estado feitas pelo governo do estado, “combinadas com a disponibilidade de leitos e da estrutura de saúde existentes, neste momento e sua evolução programada”.

Na coletiva realizada no mesmo dia em que a portaria foi publicada, o secretário afirmou que a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19 era de 16,83%.

Santa Catarina tem 106 pacientes internados com coronavírus, 1.476 pessoas diagnosticadas, incluindo 44 mortes pela doença, conforme o boletim divulgado pelo governo estadual segunda-feira à noite. Pelo menos 20 profissionais de saúde estão entre os casos confirmados.

Fonte: G1

Este artigo está em

Join the Conversation