Melhorando a imagem de sua empresa no mundo digital utilizando redes sociais

Já parou e avaliou como você realiza publicação, qual linguagem utiliza, como trata seus clientes e investe em seu marketing? É bem comum em uma dessas etapas cometer erros, é aí que você pode perder diversas oportunidades.

Com a popularização das redes sociais, a forma com que empresas atraem clientes sofreu transformações incalculáveis. Qualquer usuário da rede mundial de computador, popular internet, pode ser um futuro consumidor, para que isto ocorra é necessário que empresas construam uma imagem sólida, transparente e eficaz, focando em melhorar a experiência do usuário com sua marca. O público está cada vez mais exigente, a utilização de forma errada destes meios não só prejudica sua reputação, mas também impossibilita que negociações se concretizem. Acha que não? Experimente ter avaliações negativas em sua página, falaremos disso posteriormente…

Ao longo dos anos, com base em erros que cometi, ou até mesmo analisei de outras empresas, resolvi colaborar e citar alguns pontos importantes para que seja possível agregar valor à sua marca virtualmente.

Comece da maneira correta

Mas como assim, começar? Pois bem, tudo tem um início, porém é fundamental que seja da forma correta. Muito além de criar uma conta na rede social, é importante buscar entender o funcionamento da rede desejada (Facebook, Twitter, etc) e descobrir se a mesma possui ferramentas destinadas às empresas. Como um exemplo, é bem comum encontrar perfis pessoais no Facebook destinados a uma marca, fazendo isso você está limitando drasticamente suas chances de atingir o público desejado. Antes de sair criando uma conta para sua marca, avalie se realmente isso lhe trará benefícios, custo com mãe de obra para produção do material àquela rede ou tempo necessário para mantê-la atualizada, leve em conta que, não adianta ter um perfil e manter o mesmo desatualizado.

Exemplos rápidos:

No Facebook
  • Não crie perfis pessoais, crie uma página (https://www.facebook.com/pages/create/);
  • Escolha a categoria correta de sua marca, isto é importante para que sua empresa apareça ao público certo, possibilita que os usuários encontre a marca facilmente e que seus posts apareçam juntamente com publicações do assunto. Ex.: Não adianta você ter uma loja de roupas e definir a categoria como “figura pública”;
  • Preencha o máximo de informações que conseguir; Horário de atendimento, instalações da empresa (tem estacionamento), site, telefones, endereço e outros.
No WhatsApp
  • Crie um perfil empresarial, utilizando o WhatsApp for Business; (enquanto escrevo este artigo [fev/2018] o app só está liberado para Android)
  • Caso possua, defina seu horário de funcionamento, site, e-mail e outros detalhes.

Invista em identidade visual

Quando falamos em identidade visual, todos os fatores devem ser considerados. Contrate um profissional em design gráfico, agência de publicidade ou publicitário para desenvolver peças específicas às redes sociais que você trabalha, crie um projeto gráfico/padrão de seu negócio para que as pessoas identifiquem sua marca logo ao ‘bater os olhos’.

Não! Sua logomarca não precisa ser a mesma

É bem comum encontrar empresas que utilizam variações da logomarca nas redes sociais, ou até aquelas que possuem um desenho completamente diferente. Caso sua logomarca tenha cara do século passado, está mais do que na hora de pensar em redesenhar, elimine traçados indesejados, excesso de efeitos, tente algo mais limpo o possível, o famoso design flat/clean.

Mas calma aí, vamos devagar! ✋ Nada de abusar e sair criando algo totalmente diferente, que não condiz com seus “padrões”. Todas as mudanças devem ser realizadas com um pouco de cautela. Um exemplo disso é eliminar os traçados/degradê desnecessários como citado anteriormente.

Exemplo? Simples!

Por mais que pareçam mudanças abusivas, acredite, existem combinações como essas.

Tenha peças específicas

  • Não, estas empresas infelizmente não patrocinaram a matéria. 😥

Conteúdo próprio é essencial

Tente evitar a utilização de fotos ilustrativas, quando se trata de produto. Contrate um bom fotógrafo ou produtora de vídeos, tenha um material único e sob medida para sua marca. Invista em materiais que agregam valor, vídeos institucionais, dramatizações, produções publicitárias, etc. Busque ter fotos reais do seu produto, editadas e com qualidade profissional, evite fotos de celular, desfocadas ou com fundo genérico.

Pequenos detalhes, como conteúdo profissional agregam valor ao seu produto.

Priorize propaganda

Todas as formas de propaganda serão necessárias sempre, priorize parte de sua renda para investir nesses meios. Nenhuma empresa sobrevive sem investimento publicitário, direta ou indiretamente. É necessário avaliar qual o formato mais adequado para seu negócio e o público que deseja atingir, para empresas em fase inicial ou que acabaram de criar seu espaço social, é sempre bacana investir em publicidade também digital, pagando um valor à rede social para que sua página seja indicada e vista com maior frequência pelos usuários, parceria com sites e redes de anúncios.

A publicidade em jornais e revistas é interessante para atingir um público regionalizado e construir credibilidade de sua marca. Em sites é importante pois permite maior interatividade com seu anúncio, como links para seu site ou página na rede social. Em suas peças, independente da forma que escolher, sempre faça indicações à sua rede social, arrume formas de habituar seu público a visitá-lo sempre que necessitar algo, maximize o envolvimento.

A linguagem utilizada importa

Evite utilizar uma linguagem brutalmente informal, evite frases curtas ou apenas responder com emoticons, tente ser claro nas explicações, sem duplo sentido. É importante lembrar sempre de evitar falar no singular (eu posso te ajudar, eu acho, eu, eu… eu), na rede social você está respondendo como perfil empresarial, não há identificação de quem está falando, diferente de chats (helpdesk). Fale SEMPRE no coletivo (nós podemos te ajudar, iremos buscar soluções, faremos o máximo possível, agradecemos o contato).

Exemplo de péssima conversação e a ideal.

PUBLICIDADE

Péssima conversação

  • Cliente: “oi”
  • “oi”
  • Cliente: “quero saber mais sobre os produtos”
  • “Pode nos ajudar a entender o que você gostaria de saber?”
  • Cliente: “Obrigado”
  • “Nós que agradecemos seu contato, fique à vontade para questionar sempre que precisar, tenha um ótimo dia!”

Conversação ideal

  • Cliente: “oi”
  • “Olá nome da pessoa, em que podemos lhe ajudar?”
  • Cliente: “quero saber mais sobre os produtos”
  • “oq vc quer saber?”
  • Cliente: “como faço pra comprar?”
  • Cliente: “Obrigado”
  • “?”

Preste atenção às respostas

Responder rapidamente é fundamental para garantir sucesso. Igualmente ao mundo real, nas redes sociais se você demora para responder, perde oportunidades. Tente ser eficiência, mas mantenha sempre a eficácia. Garanta que seu cliente terá uma resposta no momento em que lhe chamar, caso seja algo que necessita ser providenciado, avise-o e peça para aguardar contato, minimize o tempo de resposta, o Facebook por exemplo exibe um “selo” para páginas que respondem rapidamente. Sem dúvidas as pessoas ficarão satisfeitas e isso lhe garantirá boas avaliações.

Avaliações são importantes

Você não pode ignorar aquilo que os clientes estão comentando do seu negócio. As avaliações são muito importantes e informam quando algo está errado. Ao receber uma avaliação negativa, busque contatar a pessoa e entender o que aconteceu, comente abaixo pedindo para que explique ou entre em contato. Se o assunto foi delicado envie uma mensagem via inbox, procure resolver este transtorno e não ignorar. Quando ambas as partes considerarem isto um problema resolvido, peça gentilmente para que a pessoa modifique a avaliação se considerar importante, isto evitará injustiças, levando em consideração que você tenha solucionado.

Curtidas, compartilhamentos e comentários

De nada adianta realizar diversas publicações sem um acompanhamento, é importante estar observando estes dados com o objetivo de saber o que as pessoas acham do conteúdo que você compartilha. Analise tudo o que for possível, ‘perca tempo’ varrendo a lista de curtidas, leia todos os comentários e responda aqueles que necessitam, acompanhe e curta os compartilhamentos. Seja uma marca presente e prestativa no ambiente virtual.

Tiago Boeing

Jornalista, editor do O Regional Sul, estudante de Ciência da Computação e desenvolvedor.