Jogos travados nos 60 FPS após instalar Windows 10? Veja como resolver

Aplicativo implementado no Windows 10 pode causar problema, veja como solucionar.

Tem uma placa de vídeo boa ou um pc capaz de rodar jogos com maior qualidade que o convencional e enfrenta problemas? Muitos usuários relataram que após instalarem ou atualizarem entre versões do Windows 10 isto começou a aparecer. Muito se lê na internet de que o problema não seja o sistema operacional e sim o hardware do usuário, como processador ou placa de vídeo fracos para rodar o jogo em si, porém ao visualizar o consumo da GPU e processamento o usuário vê que nem mesmo 30% está em utilização, é nessas horas que, é possível perceber que há algo errado.

No Windows 10, quem atualizou para a versão de aniversário provavelmente se agradou com os detalhes extras, a verdade é que juntamente com esta atualização a Microsoft implementou um aplicativo através da Windows Store (loja de aplicativos do Windows 10) que serve para jogadores do console da empresa, o Xbox, neste caso o usuário poderá explorar rankings, configurações de sua conta e demais, é meio que uma forma de a empresa unificar ambas as plataformas. PC Gamers x Xbox Gamers.

Até então tudo bem, porém com esta ferramenta quer dizer também que a Microsoft possibilitou que gamers gravem seus jogos, isto é muito comum para quem possui canais no Youtube ou deseja fazer lives (transmissões ao vivo pela internet). Esta possibilidade que é o problema, o aplicativo Xbox através da função DVR limita a reprodução do jogo em 60fps (frames por segundos), quer dizer que seu jogos não passará disso, mesmo que sua máquina consiga rodar em uma taxa superior.

60 FPS é uma taxa boa para jogadores casuais, ela oferece um bom desempenho, porém caso você participe de competições ou jogue online, sem dúvidas perceberá a mudança após reproduzir o jogo com um FPS maior. Aí você me pergunta: “nossa, mas muda tanto assim? O olho humano só enxerga 30 FPS, pra quê rodar o jogo com mais de 60 FPS?

Vamos por parte: “Muda tanto assim?” –  Sim, muda bastante. Eu tive este problema, após tirar o “limite” de minha máquina e jogar tranquilamente com 300 FPS até parecida ser outro jogo, as ações acontecem mais rapidamente, o tempo de reação diminui, logo você tem mais chances.

“O olho humano só enxerga 30 FPS, pra quê rodar o jogo com mais de 60 FPS?” – Como falei anteriormente, como as ações do Counter Strike acontecem em frações de segundos o seu tempo de reação diminui, obviamente existem diversos detalhes técnicos, como a frequência de seu monitor, de nada adianta rodar o jogo a 300 FPS se o seu monitor não possui condições de exibir estas taxas, FPS é nada mais que uma “linguagem mais comum” para medir o desempenho, porém a mesma não é a forma mais adequada.

CS:GO

Um dos favoritos dos PC Gamers, o Counter Strike Global Offensive foi produzido pela Valve, uma franquia de sucesso que vem há décadas divertindo seus jogadores, atualmente há campeonatos em todo o mundo relacionados ao jogo, os prêmios pode chegar a US$ 500 mil, mas calma, isto para competições internacionais e claramente, gigantes!

Chega de enrolar, para tirar a limitação dos FPS, em meu caso bastou remover o aplicativo Xbox, você pode optar por desativar o DVR (que grava e limita os frames).

Desativar DVR dos jogos

No site oficial da Steam existe um tutorial ensinando isto.

Como já desinstalei o meu aplicativo Xbox não tive possibilidade de realizar as capturas de tela, estou reproduzindo do site IT-online.

Para começar, clique no menu iniciar do Windows 10, procure pelo aplicativo “Xbox”, normalmente ele se encontra na tela inicial, caso contrário vá em Todos os programas ou realize uma busca na caixa Pesquisar.

Site: IT-online / Reprodução ORS
Site: IT-online / Reprodução ORS

Após abrir o aplicativo Xbox você deve clicar no ícone de engrenagem para acessar as configurações.

Site: IT-online / Reprodução ORS
Site: IT-online / Reprodução ORS

Após acessar as configurações é necessário clicar em Gravador de jogo, em algumas versões este nome pode estar como “DVR de jogos”.

Site: IT-online / Reprodução ORS
Site: IT-online / Reprodução ORS

Ao acessar a aba do Gravador de Jogo basta desativar a opção “Gravar clips de jogos e capturas de ecrã (tela) utilizando o Gravador de Jogo”.

Feito isso provavelmente seu problema será solucionado. No meu caso não resolveu.

Desinstalando o aplicativo Xbox.

Primeiramente todo o procedimento removerá o aplicativo Xbox, preste bem atenção!

  1. Abra o Windows Power Shell em modo administrador (para abrir você pode clicar na caixa de pesquisa e buscar por Power Shell ou vá no Desktop utilizando o Windows Explorer, clique em Arquivo > Abrir o Power Shell como administrador.
    Site WinAero / Reprodução ORS
    Site WinAero / Reprodução ORS
  2. Feito isso, digite o seguinte comando.
O aplicativo Xbox foi desinstalado, para confirmar o procedimento utilize a caixa de pesquisa e busque por ele, você não deve obter resultados.

Como desativar o DVR de Jogos através do Editor do Registro

Caso não possua uma conta Microsoft/Xbox nem tenha entrado no aplicativo do Xbox é possível desativar o DVR de Jogos através do Editor do Registro.

Aviso: Esse processo é avançado e não é recomendado para usuários novatos.

  1. Abra o Editor do Registro (Iniciar > digite “regedit”)
  2. Acesse a pasta HKEY_CURRENT_USER\\System\\GameConfigStore
  3. Defina o valor da DWORD “GameDVR_Enabled” como 0
  4. Acesse a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\\SOFTWARE\\Policies\\Microsoft\\Windows\\
  5. Crie a chave “GameDVR”.
  6. Crie uma DWORD 32bit chamada “AllowGameDVR” e coloque-a como 0
  7. Reinicie o computador.

Este método foi recomendado pelo site oficial da Steam.

Outro método: Counter Strike

Pode acontecer de nenhuma dessas formas funcionar para o Counter Strike, neste caso é recomendado que você desative o VSync (sincronização vertical) do jogo, esta configuração, caso ativada pode causar o travamento do FPS.

  1. Abra o jogo normalmente através da Steam.
  2. No jogo, acesse o menu opções > opções de vídeo > sincronização vertical
  3. Se na opção sincronização vertical estiver marcado algo como Bilinear, Buffer Triplo você deve alterar para desativado.
  4. Jogue uma partida e verifique os FPS.

*Para ativar a exibição dos FPS no Counter Strike Global Offesive você deve abrir o console do desenvolvedor e digitar:

Ou utilize a ferramenta net_graph que é ainda mais completa, mostrando a variação, FPS, ping e outros. Digite:

Como ativar console do desenvolvedor?

No jogo, vá em opções configurações do jogo > ativar console do desenvolvedor, marque sim ou ativado.


No sufoco: Se nenhuma das formas funcionar, caso possua placa de vídeo, verifique se ela possui um driver específico, placas dedicadas para jogos como as GTX da Nvidia, possuem drivers convencionais e softwares para gerenciar clock, leds e demais. No meu caso, a fabricante é a EVGA, linha GTX 1080, há um software dedicado chamado Precision X, pode acontecer de ele estar limitando o framerate (taxa de frames), porém isto é muito pouco provável.


Saiba mais

Este artigo está em

Join the Conversation