Em um passado não tão distante a Apple resolveu alterar seu sistema de segurança de contas iCloud e implementar o tão conhecido recurso de autenticação em duas etapas, isso acabou de certa forma “quebrando” alguns sistemas que não estavam programas a lidar com esta questão.
Antes de esse ‘novo recurso’ ser implementado eu utilizava nativamente (sem instalar o iCloud para Windows) os calendários, contatos e e-mail no Windows 10. O legal disso é que muitas das tarefas como agendar eventos podem ser realizadas pelo computador rapidamente, após o salvamento as informações são sincronizadas com seus dispositivos Apple. A atualização 1709 do Windows 10 (Fall Creators Update) deixa claro que a integração desktop-mobile é um dos objetivos da Microsoft. A barra “pessoas” veio para provar isso, agora é possível fixar contatos de contas adicionadas ao sistema diretamente na barra de tarefas, podendo enviar e-mail, realizar chamadas via Skype ou apenas obter os dados do contato, tudo sem abrir programas de terceiros.

E se instalar o iCloud para Windows? — Se instalar a versão do iCloud para o Windows, falando do Windows 10 especificamente, você terá uma sincronização parcial do conteúdo, digo parcial no sentido de integração com os apps nativos do sistema. É possível utilizar o Outlook versão desktop e encontrar seu conteúdo, calendários e contatos lá, porém no app calendário (clicando no relógio) você não verá seus eventos.

Após tanto sofrer e não conseguir mais utilizar a conta iCloud como utilizava na época, desisti e por um bom tempo utilizei o iCloud para Windows juntamente com o Outlook para desktop (ainda utilizo, só que ambos, iCloud Windows e em contas no Windows). Ao configurar um novo computador resolvi dedicar algumas horas e pesquisar mais sobre o assunto, em português praticamente não há material de auxílio, logo resolvi escrever este artigo. Como já imaginava que a implantação da autenticação de duas etapas era o motivo de a forma de configuração de contas ter sido alterada foi mais fácil encontrar a solução. Utilizei para solucionar meu problema este artigo do site MacWorld, nada muito complexo.
Passos para resolver o problema
- Acesse sua ID Apple. No navegador vá para: https://appleid.apple.com ;
- Navegue para a guia “Segurança” e procure por “Senhas específicas de apps”;
- Clique em “Gerar senha…”;
- Copie a senha gerada e utilize ao realizar login no Windows 10.
No Windows 10
- Acesse a central “Configurações” (clicar no ícone de notificações [ao lado direito do relógio] >> configurações);
- Clique em “Contas” >> na sidebar à esquerda navegue até “Contas de email e aplicativo”;
- Em “Email, calendários e contatos” >> Adicionar uma conta >> iCloud;
- Preencha os dados solicitados (seu e-mail pode ser qualquer um que esteja configurado na sua conta Apple, na dúvida use seuid@icloud.com ou seuid@me.com);
- Utilize a senha anotada na etapa 4 dos primeiros passos para realizar o login. Salve e aguarde a sincronização.
Vale lembrar
Os passos deste artigo são os únicos que possibilitarão o login de forma nativa na conta iCloud no Windows 10.
- Desativar a autenticação de duas etapas não vai resolver seu problema;
- Instalar o iCloud para Windows não realizará uma sincronização de forma nativa;
- Definir uma pergunta secreta na conta Apple também não resolverá o problema.

Tiago Boeing
Jornalista (MTE-05305/SC), editor do O Regional Sul e estudante de Ciência da Computação, desenvolvedor de sistemas.
Join the Conversation