Em São Martinho, Secretaria de Assistência Social adquire Kimonos para oficina de Judô do SCFV

Ofertar a inclusão social através do esporte é uma das matrizes  trabalhadas nas temáticas para fortalecer vínculos comunitários e familiares. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está ofertando as oficinas de judô para crianças e adolescentes. Os Kimonos foram comprados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

“Através do educador social e das técnicas de referência do Cras montamos o planejamento das atividades. As atividades acontecem semanalmente, onde temos oficina de judô, práticas esportivas, cidadania, alimentação saudável, violências, higiene, direitos e deveres, entre outras temáticas,” destaca a secretária de Assistência Social, Priscila Berkenbrock Círico de Alvarenga.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem o propósito de complementar o trabalho realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF e tem por objetivo promover o fortalecimento de vínculos familiares e convivência comunitária.

O SCFV é organizado por grupos, respeitando as especificidades do ciclo de vida dos participantes, identificando suas potencialidades e vulnerabilidades.

No município de São Martinho, o SCFV atende 63 participantes, entre crianças e adolescentes, sendo divididos em quatro grupos. Os encontros são semanais, nas terças e quintas, no período matutino e vespertino. As atividades são previamente desenvolvidas com a equipe técnica, oficineiro e acompanhadas por um educador social.

O acesso ao SCFV pode ser por demanda espontânea, onde a família pode ir até o CRAS para solicitar a participação. Outra forma de acessar o serviço é por meio de busca ativa realizada pela equipe de referência do CRAS e também por meio de encaminhamentos da rede socioassistêncial, bem como escolas, conselho tutelar, etc.

“Todas as famílias dos participantes passam por uma avaliação técnica e precisam estar inscritos no Cadastro Único,” explica a secretária de Assistência Social, Priscila Berkenbrock Círico de Alvarenga.

Atualmente são desenvolvidas oficinas de Judô e Jogos cooperativos, e a cada bimestre são realizadas rodas de conversas com os pais para efetivar o os objetivos propostos pelo serviço.

Mais informações pelo número (48) 3645-6401.

Este artigo está em

Join the Conversation