A China está em uma corrida científica e estrutural para conter o avanço de novos casos de coronavírus, que já matou 26 pessoas e tem mais de 900 casos confirmados até esta sexta-feira (24). Outros 10 países também têm registro da doença.

Além de desenvolver pesquisas para identificar detalhes da cepa do vírus e de impor restrições de circulação e fechamento de pontos turísticos, o país está construindo um hospital para tratar exclusivamente dos infectados.

Obra emergencial

Na região metropolitana de Wuhan, cidade epicentro da doença, as autoridades estão construindo um novo hospital que será dedicado ao tratamento do coronavírus, segundo o Xinhua News.

O empreendimento segue o modelo de Pequim para tratamento de doenças respiratórias agudas, conhecidas como SARS. O hospital terá mil leitos, uma área de 25 mil m² e deverá ser inaugurado em 3 de fevereiro.

As autoridades esperam que o novo hospital dedicado somente a casos de pneumonia viral de origem desconhecida seja concluído em tempo recorde. Segundo a agência de notícias estatal, equipes de operários trabalham 24 horas por dia na obra. Em 2003, o hospital erguido em Pequim para os casos de SARS ficou pronto em apenas uma semana.

Pesquisas

O Ministério de Ciência e Tecnologia da China lançou oito projetos de pesquisa de emergência para ajudar a lidar com o mais recente surto de coronavírus no país. Além disso, o governo criou um sistema nacional com informações de pesquisas a respeito da doença. Imagens microscópicas eletrônicas do coronavírus, primers e sondas para detecção de vírus estão disponíveis no site, de acordo com a rede de notícias Xinhua.

Reforço médico

A China está mobilizando recursos médicos e profissionais de saúde em todo o país para ajudar Wuhan a controlar a epidemia, informou o Xinhua News

Xangai enviará 405 trabalhadores médicos em três grupos para Wuhan até o final do mês. Um grupo de 105 profissionais deverá chegar a Wuhan já nesta sexta-feira (24). Guangdong também enviará em breve 205 médicos e enfermeiros de nove hospitais da província.

Restrição de circulação

Ao menos dez cidades na província de Hubei, na China, estão com restrições de circulação nesta sexta-feira (24), o que afeta cerca de 30 milhões de pessoas, de acordo com a rede de notícias CNN. A medida de emergência foi tomada pelas autoridades chinesas para tentar frear a epidemia de coronavírus. O jornal americano The New York Times fala que há restrições em 13 cidades, afetando 35 milhões de pessoas.

As restrições incluem fechamento de estações de trens, rodoviárias, transportes urbanos e de circulação de carros por algumas estradas. As autoridades ainda não informaram quando essas medidas serão retiradas.

Nesta quinta, Pequim anunciou que cancelou as comemorações do Ano Novo chinês, tradicional festividade que deveria começar nesta sexta e duraria uma semana. A iniciativa pretende desestimular a circulação de pessoas pelo país, que poderia colocar possíveis doentes em contato com pessoas saudáveis.

A rede de fast food McDonalds anunciou nesta sexta-feira que vai suspender as operações em cinco cidades chinesas: Wuhan, Ezhou, Huanggang, Qianjing and Xiantao, todas na província de Hubei. Não há previsão para as lojas serem reabertas.

O estádio Bird’s Nest, palco dos jogos olímpicos de 2008, foi fechado nesta sexta, segundo a Reuters.

Atrações turísticas como a Muralha da China em Juyonggang, os Túmulos de Ming e a Floresta do Pagode de Yinshan serão fechadas ao público a partir deste sábado, de acordo com a CNN.

Fonte: G1

Este artigo está em

Join the Conversation


O cãozinho Pitu, o filhote dele, Freddy, e a tutora Marcella Rebello Cozer foram surpreendidos enquanto passeavam na área verde do edifício onde moram em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, no fim da tarde de domingo (19). Pitu foi mordido por capivaras. Marcella, de 25 anos, tentou defendê-lo e acabou também ferida. O cãozinho foi encaminhado a um hospital veterinário, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na terça-feira (21) após uma parada cardiorrespiratória. A tutora levou 23 pontos.

“Tem uma área comum no prédio e a gente sempre ia lá, eu o Pitu e o Freddy. Nesse dia, levei o Freddy na guia e o Pitu no colo. Soltei e ele saiu correndo. Enquanto eu soltava a porta, ouvi um rosnar. Era o Pitu e uma capivara. Foi rápido, uma foi em cima dele e depois vi que eram umas cinco capivaras. Eu fui para cima tirar”, conta Marcela, que também sofreu ferimentos. A área verde fica atrás do prédio, próximo a um rio no Centro da cidade.

“Duas me morderam e mais duas no Pitu. E eu vendo ele sofrer, chorar, enfiei a mão na boca de uma das capivaras para ela soltar o cachorro. Tudo que eu tinha no alcance, vaso, tudo toquei nelas, a gente age por instinto”, relembra.

Ferida, ela saiu com o maltês no colo e entregou para a sua mãe para que o levasse para um hospital veterinário. As capivaras fugiram.

“Nem percebi que eu estava ferida, não senti na hora. Meu pai viu e fui para o hospital”, conta. Ela levou 20 pontos na coxa e três na canela por causa das mordidas. Marcella ainda sofreu arranhões e precisou tomar vacina antirrábica.

Pitu ficou ferido por mordidas e também levou pontos. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. “O Pitu teve atendimento imediato, fez cirurgia torácica e realizou suturas em várias mordidas, porém não suportou, veio a óbito na terça-feira às 15h”, explica Maria Beatriz Rebello Cozer, mãe de Marcella.

“Após todo o trauma, agora minha filha Marcella está bem. A culpa e a revolta ainda assediam seu coração, mas este anjo de quatro patas Freddy, filhote do Pitu, está acalentado o coração dela, na verdade o nosso”, disse Maria.

“Ele ia fazer 12 anos em 31 de janeiro. Estamos vivendo um luto, perdemos alguém da família”, diz Marcella, emocionada.

Área verde fica próxima a rio

A área onde ocorreu o incidente fica próxima a um rio e não há cercas que impeçam o acesso de animais à área do prédio, segundo a moradora. Além de Pitu, do filhote Freddy e Marcella, vivem com a jovem os pais e o irmão dela.

“Tive muitos sentimentos, até da talvez minha falta de atenção, mas hoje vejo que não tinha como eu saber. Já tinham visto uma capivara ali naquela área e ninguém do prédio falou nada. É uma revolta que tenho. E é uma área que vão crianças. Negligência do prédio e também por parte da prefeitura. Esperaram uma pessoa ser atacada, um animal morrer para talvez fazerem alguma coisa”, afirma Marcella, que cresceu em companhia do cãozinho.

O G1 procurou o síndico do prédio para saber se os moradores estudam colocar alguma proteção na área ou tomar alguma medida, mas não obteve retorno.

A Prefeitura de Balneário Camboriú soube do caso na tarde de quarta-feira (22) e trata o fato como isolado. “A capivara é um animal silvestre, as pessoas precisam ter noção de que elas não podem chegar perto do animal e infelizmente, nesse caso, o cachorrinho estava solto e foi em direção ao animal. Não existe nenhuma política pública, uma vez que são casos isolados”, explica Maria Heloisa Furtado Lenzi, secretária de Meio Ambiente da cidade.

Perda de habitat pode levar capivaras para áreas urbanas

A perda de locais considerados habitat natural das capivaras contribui para que elas cheguem a áreas urbanas. Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), esses ambientes seriam principalmente lagoas, rios, banhados e manguezais.

Ainda de acordo com o IMA, outro fator que afeta no aumento do número desses animais é a diminuição dos predadores naturais, como jacarés, gatos-do-mato e cachorros selvagens.

“São animais silvestres. Provavelmente por falta de predador e por de redução do habitat, elas têm utilizado áreas urbanas. Isso é conhecido em várias cidades de Santa Catarina, como é o caso de Itajaí, na [Avenida] Beira-Rio, em Blumenau elas chegam até a ser encontradas na piscina das casas”, completa a secretária municipal de Meio Ambiente.

Em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, um cachorro chegou ser perseguido por uma capivara, mas o cãozinho ficou bem.

IMA deve discutir situação

Com a repercussão de incidentes envolvendo capivaras, especialmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte do estado, o IMA informou, através de assessoria de imprensa, que este ano “deve discutir a situação das capivaras junto com outras instituições, inclusive órgãos municipais e a iniciativa privada”.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), a população deve evitar contato com esses animais e, em casos de acidentes com capivaras, deve procurar uma unidade de saúde para avaliação e tomar vacina antirrábica.

“Esses animais são, na grande maioria das vezes, pacíficos”‘, afirmou a secretária.

Fonte: G1 SC

Este artigo está em

Join the Conversation


Garantido por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o direito de casais homossexuais de se casarem no civil tem sido barrado pela 13ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, responsável pela fiscalização das habilitações de casamentos. O titular da unidade, promotor Henrique Limongi, se opõe às solicitações, usando como justificativa a Constituição Federal de 1988 (CF/88).

Levantamento do G1 Santa Catarina com os Ministérios Públicos de todos os estados e do Distrito Federal aponta que a maioria das promotorias das capitais não faz distinção entre casamentos homoafetivos e heterossexuais. Em Florianópolis, do total de 46 habilitações de uniões entre casais do mesmo sexo em 2019, todas foram impugnadas, mas autorizadas judicialmente. Em São Luis (MA), o MP local confirmou que houve pelo menos um caso no ano passado. Os MPs do Acre e de Sergipe não responderam as perguntas da reportagem.

Os casais, sejam heterossexuais ou homossexuais, que querem se casar devem procurar um cartório para dar início ao processo de habilitação. Após publicação na imprensa local com o pedido, cabe ao Ministério Público, em até 15 dias, fiscalizar se existe algum impedimento legal para a união. O MP pode impugnar o casamento, mas a decisão final é da justiça.

Limongi faz parte dos quadros do MPSC desde 1981. O G1 procurou o servidor público para falar sobre o assunto, mas, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, ele disse que não concede entrevista, que se manifesta somente nos autos, que é “devoto do Estado de Direito” e que a Resolução do CNJ sobre o tema não pode se sobrepor à CF/88.

O promotor se refere ao parágrafo 3º do artigo 226 da Constituição Federal, cuja redação é: “Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

“No caso em tela, a Carta da República (…) é de solar clareza: no Brasil, casamento somente existe entre homem e mulher. E Resolução – nº 175 do CNJ, que autorizou o enlace entre pessoas do mesmo sexo não pode, jamais, se sobrepor à Lei, notadamente à Lex Maxima. Daí, e somente daí, as impugnações que oferta. Daí os recursos que interpõe”, diz a nota. Ele já afirmou em outras ocasiões não agir por preconceito ou homofobia.

Dificuldades

O casal Alexandre Bogas Fraga Gastaldi, consultor de gestão de pessoas, e Fabrício Bogas Gastaldi, mestrando em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), precisou recorrer à Justiça após recurso do MPSC contrário ao casamento em Florianópolis. Em janeiro de 2014, os dois entraram com pedido para casar em abril, “já sabendo que poderia dar problema”, por causa do promotor.

Enquanto a autorização para a celebração no civil não saía, o casal acabou fazendo uma cerimônia sem o documento em abril daquele mesmo ano. No mês seguinte, o casamento foi autorizado – mas não sem oposição da promotoria. “O MPSC negou, o juiz julgou e deu procedente. E conseguimos o documento”, contou Alexandre.

Entretanto, o MPSC recorreu contra o casamento depois, sem que o casal tomasse conhecimento disso. Os dois mudaram de residência e, desde então o Ministério Público ficou tentando encontrar os dois para dar prosseguimento ao processo. “Só ficamos sabendo em 2018, 2019. Depois de todo esse tempo, nosso processo de casamento ainda estava rolando. Buscamos um advogado, entramos com as contrarrazões”, relatou.

Dois meses atrás, o Ministério Público retirou a negativa e aceitou o casamento. “O juiz já tinha dado a sentença mas não tinha finalizado o processo. É um absurdo o que estamos passando ainda. É um processo que demora somente 15 dias para um casal hétero”, relatou Alexandre, que não descarta a possibilidade de processar o estado. “Independentemente de ser uma pessoa que nega, é o MPSC que faz”, justifica.

Críticas

A presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Margareth Hernandes, criticou a conduta do MPSC. “Isso não ocorre em capital nenhuma, só Florianópolis. É uma vergonha”, disse ela, que também é secretária-adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Nacional.

A respeito da argumentação do promotor citando a CF/1988, a advogada explica que o entendimento do STF é outro sobre o artigo. “A norma não é proibitiva, ela deixa uma lacuna de interpretação, fala que casamento é entre homem e mulher, mas não diz que é somente entre homem e mulher. O STF entendeu usando a teoria de [Hans] Kelsen, quando a norma não proíbe é porque é permitido. E decidiu em cima do princípio da dignidade da pessoa humana”, disse.

Margareth diz que entraram com uma representação contra o promotor em 2013, na Corregedoria do MPSC, mas foi indeferida sob a justificativa de que Limongi atua dentro de sua independência funcional. Agora, a advogada fala que pretende acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

CNJ e STF

O Supremo Tribunal Federal reconheceu em 2011 a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar, enquanto a Resolução 175, que garante aos casais homoafetivos o direito de se casaram no civil, foi publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 14 de maio de 2013. A norma estabelece que juízes e tabeliães ficam proibidos de se recusarem a registrar a união.

Em 10 de maio de 2018, o STF decidiu equiparar os direitos a herança de uma união estável homossexual com a de um casamento civil.

Fonte: G1SC

Este artigo está em

Join the Conversation


A Petrobras confirmou hoje (23) que vai reduzir em 1,5% o preço da gasolina e em 4,1% o preço do litro do diesel para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (24). O último reajuste promovido pela empresa havia sido uma redução de 3% nos valores dos dois combustíveis no dia 14 deste mês.

Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais desses produtos mais os custos que os dos importadores, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos, entre os quais a volatilidade do câmbio e dos preços.

A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos ofertados nos postos de combustíveis. São os combustíveis tipo “A”, ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel e também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo “A” misturados a biocombustíveis.

O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros.

Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil

Este artigo está em

Join the Conversation


Conversa interceptada pelo Ministério Público revela que um dos investigados ameaçou a família de um colega PM caso entregasse o esquema do grupo

Diálogos divulgados pela Justiça após o pedido de prisão de cinco policiais militares denunciados por envolvimento em esquema criminoso na região da Grande Florianópolis revelaram também ameaças de morte entre os agentes e traficantes.

Em uma das conversas interceptadas pelo Ministério Público, um PM disse que iria matar a família de outro soldado, caso ele contasse sobre o esquema do grupo em depoimento na corregedoria. O caso corre na Vara de Direito Militar.

A reportagem divulgou apenas os nomes dos policiais que constam como réus no processo. Os policiais não identificados ainda estão sendo investigados.

As informações constam no decreto de prisão dos PMs Alexandre Silva Ventura, Josiei Domingos da Silva, Cícero Moraes Coelho e Douglas Fernando Gil. O ex-PM, Ramon Freitas Kuhn, também foi preso. Douglas Fernando Gil, no entanto, foi solto dois dias depois.

Ao menos 15 agentes militares são investigados por roubar traficantes, esconder provas, repassar informações falsas e cometer uma série de irregularidades durante o exercício da função.

Há cerca de seis meses, no dia 13 de junho, o Ministério Público interceptou a conversa em que os PMs descobriram que estavam sendo investigados. A informação, segundo o juiz Marcelo Pons Meirelles, teria sido repassada pelo soldado Douglas Fernando Gil, que trabalha na Corregedoria-Geral da PM.

No dia 6 de junho, Cícero Moraes Coelho, preso desde 15 de janeiro, afirma que se o ex-PM Ramon Freitas Kuhn e outro soldado falassem sobre o esquema, seriam mortos:

O outro policial, também investigado pelo Ministério Público, afirma que mataria também a família dos agentes.

As mensagens trocadas entre os policiais serviram como justificativa para o pedido de prisão de Cícero feito pelo juiz da Vara Militar. Em trecho do documento, o magistrado afirma que a medida se mostra necessária em razão da “periculosidade do agente”.

“[…] visto que ao longo das interceptações telefônicas e extração de dados das conversas de whattsapp, verificou-se que o agente menciona em diversas oportunidades que se o denunciado Ramon não assumisse a autoria dos delitos praticados, ele não só mataria a ele, mas como poderia fazer algo com toda a sua família”.

Roubo originou investigações

Em outra conversa sobre vazamento das informações, o PM Cícero afirma que levou R$ 103 mil e 1 kg de cocaína durante uma ocorrência. “Se a história respingasse nele, pessoas iriam morrer”. O caso deu início às investigações do MP.

PM teria filmado traficante

Em outra mensagem, no dia 16 de março de 2016, o PM Alexandre Silva Ventura, também preso, afirma que iria entregar um traficante ao grupo criminoso rival caso ele não desse algo as policiais.

As investigações

Além de Cícero, Ramon e Alexandre, está preso o soldado Josiei Domingos da Silva, também investigado participar do esquema. O PM lotado na corregedoria, Douglas Fernando Gil, também é réu no processo, chegou a ser preso, mas foi solto em seguida.

Outros 11 policiais, entre eles uma soldado mulher, foram alvos de mandados de busca e apreensão de celulares e investigações complementares. Durante as interceptações de mensagem, o Ministério Público encontrou indícios de outros infrações, como agenciamento de policias para segurança pública, Invasão em residências sem mandado uso diplomas e carteiras de estudante falsificados

A ação foi liderada pela 5ª Promotoria de Justiça da Capital. A Polícia Militar de Santa Catarina também abriu Inquérito Policial Militar para apurar a conduta dos policiais e afirma estar contribuído com a investigação. O caso é conduzido pela Justiça Militar.

CONTRAPONTO DA PM

Por meio de nota, a Polícia Militar de Santa Catarina disse que seguirá as determinações judiciais, mas seguirá acompanhando o trabalho da promotoria e colaborando quando demandada. Confira na íntegra:

A PMSC seguirá as determinações judiciais.

1 – A investigação foi conduzida pela Corregedoria da Polícia Militar e encaminhada à Justiça para apreciação.

2 – Neste momento, o assunto está sob responsabilidade da Justiça.

3 – A Polícia Militar segue acompanhando o trabalho da promotoria e colaborando quando demandada.

 

CONTRAPONTO DOS RÉUS

Alexandre Silva Ventura e Josiei Domingos da Silva

Segundo consta no sistema do Poder Judiciário, ambos os policiais são representados pelas advogadas Daniela Queila dos Santos Bornin, Renata dos Santos Theodoro Takashima e Camila Leticia de Moraes. Nenhuma das defensoras foi encontrada, pois não há contato delas no cadastro nacional da OAB.

Cícero Moraes Coelho

O advogado Victor da Costa Malheiros é quem atua na defesa do PM Cícero. O defensor se manifestou por meio de nota: a defesa tem ciência do oferecimento da denúncia, respeita o posicionamento do Ministério Público e acredita que os fatos serão esclarecidos ao longo da instrução processual.

Ramon Freitas Kuhn

A defesa do ex-PM está aos cuidados dos advogados Robson Luiz Ceron e Mariana Lixa. Segundo Mariana, como ainda não houve oferecimento de denúncia, a defesa não vai se pronunciar sobre o caso. Ela informou apenas que está recorrendo da prisão preventiva. “Não tem ação penal ainda, fica difícil antecipar a estratégia da defesa, preciso saber pelo o que ele está sendo acusado”, destacou.

Douglas Fernando Gil

Atuam na defesa do policial os advogados Cristiano de Amarante, Paulo Sergio Alves Madeira e Nelson Pacheco Vieira Júnior. A reportagem conversou com Nelson nesta quarta-feira. De acordo com o defensor, Douglas afirma não ter nenhuma relação com os fatos narrados pelo Ministério Público. “Ele vai demonstrar, ao longo do processo, a inocência dele”, afirmou.

Fonte: ND+ 

Este artigo está em

Join the Conversation


O Ministério da Saúde afirmou, nesta quinta-feira (23), que está em alerta para o risco de transmissão do coronavírus no Brasil. De acordo com a pasta, o nível de alerta é 1 (inicial), em uma escala que vai de 1 a 3. O nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional. Julio Henrique Rosa Croda, secretário substituto de Vigilância em Saúde, afirmou que cinco casos suspeitos da doença no Brasil foram descartados.

O coronavírus já matou 17 pessoas e infectou centenas em nove países. Além da China, há registros de casos nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, de Singapura e a Arábia Saudita.

Três cidades chinesas adotaram medidas de quarentena para tentar frear a epidemia. Pequim cancelou as comemorações do Ano Novo chinês.

“O vírus sofreu uma pequena mutação e não se sabe ainda a forma de transmissão, se ele se assemelha à transmissão do Sars e do Mers, [outras variações de coronavírus, que são transmitidos por gotículas] e portanto mais limitada, ou se pode adquirir habilidade maior de transmissão, como o vírus da influenza, por aerossol”, afirma Julio Henrique Rosa Croda, secretário substituto de Vigilância em Saúde.

Casos descartados no Brasil

Croda afirmou que cinco casos sob suspeita de coronavírus foram descartados pelo Ministério da Saúde. Os registros estavam sendo investigados em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Croda frisou que os casos suspeitos do Brasil foram descartados seguindo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo ele, os parâmetros são: registro de febre e sintomas gripais; e critérios epidemiológicos, como se a pessoa suspeita de infecção viajou para Wuhan – cidade considerada o epicentro da doença, na China –, e se teve contato com infectados.

Na China, segundo Croda, a transmissão foi registrada entre familiares e profissionais de saúde, comportamento semelhante a outros vírus da família coronavírus.

Não foram feitos registros de casos transmitidos sem o contato com infectados, o que descarta o risco de uma pandemia.

Fonte: G1

Este artigo está em

Join the Conversation


Segundo alerta da Marinha do Brasil, juntamente com outros institutos de meteorologia do Estado, um ciclone extratropical deve se formar na quinta-feira (23), no Litoral de Santa Catarina.

O fenômeno foi batizado de tempestade subtropical “Kurumim”, expressão em Tupi-Guarani que significa “menino”. No entanto, o ciclone vai trazer ventos fortes para a costa catarinense, em torno de 60 km/h. As rajadas poderão passar de 80 km/h em alto mar.

Devido a isso, as autoridades alertam os pescadores que usam embarcações de pequeno e médio porte. Além disso, a orientação é que se evite pescar ou realizar qualquer pratica em alto mar durante o período de formação e passagem do ciclone.

Fonte: ND +

Este artigo está em

Join the Conversation


Entre 12 de dezembro de 2019 e domingo (19), Santa Catarina teve 20 mortes por afogamento em água doce e 11 no mar. Os números foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros na terça-feira (21). Também houve três mortes por afogamento em locais privados.

Os 20 casos em água doce ocorreram em áreas em que não há guarda-vidas. No caso das mortes no mar, duas ocorreram em regiões com guarda-vidas e nove em áreas descobertas por esses profissionais. No mesmo período da temporada passada, houve 19 mortes por afogamento em água doce, 12 no mar e nenhuma em área privativa.

Ao todo, no período informado, os bombeiros fizeram 1.561 salvamentos, atenderam 42.392 pessoas feridas por águas-vivas e encontraram 1.903 crianças perdidas.

Na comparação com o mesmo período da temporada passada, foram encontradas 1.998 crianças perdidas, feitos 1.340 salvamentos e 32.044 atendimentos de pessoas feridas com águas-vidas.

Orientações

Para evitar afogamentos, os bombeiros orientam:

*consultar as condições do mar no aplicativo Praia Segura;
*nas praias, ficar próximo a um posto de guarda-vidas;
*nos rios, cuidado com pedras escorregadias;
*não nadar sozinho;
*cuidados com objetos que flutuam, como boias e bolas, que dão uma falsa sensação de segurança. Entre os equipamentos flutuantes, o colete salva-vidas é o mais recomendado pelos bombeiros;
*não pular de cabeça na água, pois podem existir pedras ou outros materiais submersos;
*não tomar banho em rios ou cachoeiras com correnteza;
*não deixar crianças tomando banho a mais de um metro dos pais ou responsáveis;
*conferir a profundidade do local onde vai tomar banho.

Fonte: G1 SC

Este artigo está em

Join the Conversation


O vídeo de uma capivara correndo atrás de um cachorro da raça pinscher na Avenida Beira-rio de Tubarão, no Sul catarinense, chamou a atenção dos internautas na tarde de segunda-feira (20). O cão, chamado Duduco, estava passeando com a família quando foi perseguido pelo roedor. O caso foi registrado no domingo (19).

“Tubaroense correndo atrás de capivara q ataca pinscher”, escreveu Jonatha Nascimento na rede social, depois de receber o vídeo de amigos. A publicação teve mais de 70 mil visualizações até as 17h da terça-feira (21).

De acordo com Franco Rodriguez, autor do vídeo, durante um passeio com os amigos, que são os donos do animal e preferiram não se identificar, o cão teria se aproximado da capivara quando ela ficou irritada e começou a persegui-lo. Assustado, Duduco correu e conseguiu escapar do roedor.

Depois do susto, o cachorro voltou para casa, onde foi acolhido pela mãe dele, Duda. Segundo o sobrinho do casal, João Nicoladelli, o animal não se feriu e ‘está pronto para outra’. “Nós sabemos que poderia ter sido algo mais grave, mas agora ele merece uns minutinhos de fama”, brinca o sobrinho.

Fonte: G1 SC

Este artigo está em

Join the Conversation


Um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, encontrou um novo tipo da “Célula T” – responsável pela defesa do organismo contra ameaças desconhecidas, como vírus e bactérias – que poderá atacar e destruir a grande maioria dos tipos de câncer.

A descoberta foi publicada na revista científica Nature Immunology e ainda não foi testada em doentes. Contudo, os investigadores acreditam que, embora o trabalho ainda esteja em estágio inicial, a descoberta tem “enorme potencial”, diz.

Os cientistas encontraram uma célula no sangue das pessoas que pode avaliar se existe uma ameaça a ser eliminada. Essa nova célula imune suporta um receptor que age como um gancho, que se agarra à maioria dos cânceres ao mesmo tempo que ignora as células saudáveis.

Andrew Sewell, responsável pelo estudo, afirma que é “altamente incomum” encontrar uma célula com potencialidades terapêuticas assim tão vastas no combate ao câncer e que a descoberta aumenta a perspectiva de criar uma “terapia universal”.

“A nossa descoberta aumenta a perspectiva para os tratamentos contra o câncer. Esse tipo de célula pode ser capaz de destruir muitos tipos diferentes da doença. Antes, ninguém achava que isso fosse possível. Essa foi uma descoberta acidental, ninguém sabia que essa célula existia”, contou Sewell ao The Telegraph.

A equipe de investigadores descobriu que o novo tipo de célula T pode encontrar e matar grande diversidade de células cancerígenas, incluindo as presentes no câncer de pulmão, pele, sangue, mama, osso, próstata, ovário, rim e colo do útero.Embora o processo como a célula ataca outras células ainda não seja compreendido, os cientistas acreditam que o receptor das células T interage com uma molécula, chamada MR1, que existe na superfície de todas as células do corpo humano.

“Somos os primeiros a descrever uma célula T que se encontra com a MR1 nas células cancerígenas. Isso nunca foi feito antes”, afirmou Gary Dolton, que participa da investigação, em entrevista.

Fonte: Agência Brasil

Este artigo está em

Join the Conversation


ESPAÇO INFORMATIVO

Dicas para deixar o arroz mais saudável
O arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo e considerado a principal fonte de carboidrato diária da maioria da população.

Confira abaixo algumas dicas elaboradas para variar o modo de fazer e deixar seu arroz diário ainda mais saudável!
• Reduza a quantidade de óleo – Uma das formas de deixar o arroz mais saudável é reduzir a quantidade de gordura.

• Reduza a quantidade de sal – O sal pode desencadear problemas sérios à saúde, como desenvolvimento ou agravamento de hipertensão e doenças cardiovasculares.

• Evite temperos prontos – Os temperos industrializados são ricos em sódio e podem sobrecarregar os rins, elevar os níveis de colesterol e aumentar a pressão arterial. Além disso, contam com uma série de aditivos químicos, como corantes e conservantes.

• Prefira o arroz integral – O arroz integral auxilia no bom funcionamento do intestino, reduz a absorção de gordura e prolonga a sensação de saciedade.

• Evite usar manteiga no preparo – Por ser rica em gorduras prejudiciais à saúde, a manteiga deve ser evitada. O ingrediente também aumenta muito o valor calórico do alimento.

Fonte: dicasdemulher.com.br
Matéria adaptada para o jornal

Este artigo está em

Jogos travados nos 60 FPS após instalar Windows 10? Veja como resolver

Aplicativo implementado no Windows 10 pode causar problema, veja como solucionar.

Tem uma placa de vídeo boa ou um pc capaz de rodar jogos com maior qualidade que o convencional e enfrenta problemas? Muitos usuários relataram que após instalarem ou atualizarem entre versões do Windows 10 isto começou a aparecer. Muito se lê na internet de que o problema não seja o sistema operacional e sim o hardware do usuário, como processador ou placa de vídeo fracos para rodar o jogo em si, porém ao visualizar o consumo da GPU e processamento o usuário vê que nem mesmo 30% está em utilização, é nessas horas que, é possível perceber que há algo errado.

No Windows 10, quem atualizou para a versão de aniversário provavelmente se agradou com os detalhes extras, a verdade é que juntamente com esta atualização a Microsoft implementou um aplicativo através da Windows Store (loja de aplicativos do Windows 10) que serve para jogadores do console da empresa, o Xbox, neste caso o usuário poderá explorar rankings, configurações de sua conta e demais, é meio que uma forma de a empresa unificar ambas as plataformas. PC Gamers x Xbox Gamers.

Até então tudo bem, porém com esta ferramenta quer dizer também que a Microsoft possibilitou que gamers gravem seus jogos, isto é muito comum para quem possui canais no Youtube ou deseja fazer lives (transmissões ao vivo pela internet). Esta possibilidade que é o problema, o aplicativo Xbox através da função DVR limita a reprodução do jogo em 60fps (frames por segundos), quer dizer que seu jogos não passará disso, mesmo que sua máquina consiga rodar em uma taxa superior.

60 FPS é uma taxa boa para jogadores casuais, ela oferece um bom desempenho, porém caso você participe de competições ou jogue online, sem dúvidas perceberá a mudança após reproduzir o jogo com um FPS maior. Aí você me pergunta: “nossa, mas muda tanto assim? O olho humano só enxerga 30 FPS, pra quê rodar o jogo com mais de 60 FPS?

Vamos por parte: “Muda tanto assim?” –  Sim, muda bastante. Eu tive este problema, após tirar o “limite” de minha máquina e jogar tranquilamente com 300 FPS até parecida ser outro jogo, as ações acontecem mais rapidamente, o tempo de reação diminui, logo você tem mais chances.

“O olho humano só enxerga 30 FPS, pra quê rodar o jogo com mais de 60 FPS?” – Como falei anteriormente, como as ações do Counter Strike acontecem em frações de segundos o seu tempo de reação diminui, obviamente existem diversos detalhes técnicos, como a frequência de seu monitor, de nada adianta rodar o jogo a 300 FPS se o seu monitor não possui condições de exibir estas taxas, FPS é nada mais que uma “linguagem mais comum” para medir o desempenho, porém a mesma não é a forma mais adequada.

CS:GO

Um dos favoritos dos PC Gamers, o Counter Strike Global Offensive foi produzido pela Valve, uma franquia de sucesso que vem há décadas divertindo seus jogadores, atualmente há campeonatos em todo o mundo relacionados ao jogo, os prêmios pode chegar a US$ 500 mil, mas calma, isto para competições internacionais e claramente, gigantes!

Chega de enrolar, para tirar a limitação dos FPS, em meu caso bastou remover o aplicativo Xbox, você pode optar por desativar o DVR (que grava e limita os frames).

Desativar DVR dos jogos

No site oficial da Steam existe um tutorial ensinando isto.

Como já desinstalei o meu aplicativo Xbox não tive possibilidade de realizar as capturas de tela, estou reproduzindo do site IT-online.

Para começar, clique no menu iniciar do Windows 10, procure pelo aplicativo “Xbox”, normalmente ele se encontra na tela inicial, caso contrário vá em Todos os programas ou realize uma busca na caixa Pesquisar.

Site: IT-online / Reprodução ORS
Site: IT-online / Reprodução ORS

Após abrir o aplicativo Xbox você deve clicar no ícone de engrenagem para acessar as configurações.

Site: IT-online / Reprodução ORS
Site: IT-online / Reprodução ORS

Após acessar as configurações é necessário clicar em Gravador de jogo, em algumas versões este nome pode estar como “DVR de jogos”.

Site: IT-online / Reprodução ORS
Site: IT-online / Reprodução ORS

Ao acessar a aba do Gravador de Jogo basta desativar a opção “Gravar clips de jogos e capturas de ecrã (tela) utilizando o Gravador de Jogo”.

Feito isso provavelmente seu problema será solucionado. No meu caso não resolveu.

Desinstalando o aplicativo Xbox.

Primeiramente todo o procedimento removerá o aplicativo Xbox, preste bem atenção!

  1. Abra o Windows Power Shell em modo administrador (para abrir você pode clicar na caixa de pesquisa e buscar por Power Shell ou vá no Desktop utilizando o Windows Explorer, clique em Arquivo > Abrir o Power Shell como administrador.

    Site WinAero / Reprodução ORS
    Site WinAero / Reprodução ORS
  2. Feito isso, digite o seguinte comando.

O aplicativo Xbox foi desinstalado, para confirmar o procedimento utilize a caixa de pesquisa e busque por ele, você não deve obter resultados.

Como desativar o DVR de Jogos através do Editor do Registro

Caso não possua uma conta Microsoft/Xbox nem tenha entrado no aplicativo do Xbox é possível desativar o DVR de Jogos através do Editor do Registro.

Aviso: Esse processo é avançado e não é recomendado para usuários novatos.

  1. Abra o Editor do Registro (Iniciar > digite “regedit”)
  2. Acesse a pasta HKEY_CURRENT_USER\\System\\GameConfigStore
  3. Defina o valor da DWORD “GameDVR_Enabled” como 0
  4. Acesse a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\\SOFTWARE\\Policies\\Microsoft\\Windows\\
  5. Crie a chave “GameDVR”.
  6. Crie uma DWORD 32bit chamada “AllowGameDVR” e coloque-a como 0
  7. Reinicie o computador.

Este método foi recomendado pelo site oficial da Steam.

Outro método: Counter Strike

Pode acontecer de nenhuma dessas formas funcionar para o Counter Strike, neste caso é recomendado que você desative o VSync (sincronização vertical) do jogo, esta configuração, caso ativada pode causar o travamento do FPS.

  1. Abra o jogo normalmente através da Steam.
  2. No jogo, acesse o menu opções > opções de vídeo > sincronização vertical
  3. Se na opção sincronização vertical estiver marcado algo como Bilinear, Buffer Triplo você deve alterar para desativado.
  4. Jogue uma partida e verifique os FPS.

*Para ativar a exibição dos FPS no Counter Strike Global Offesive você deve abrir o console do desenvolvedor e digitar:

Ou utilize a ferramenta net_graph que é ainda mais completa, mostrando a variação, FPS, ping e outros. Digite:

Como ativar console do desenvolvedor?

No jogo, vá em opções configurações do jogo > ativar console do desenvolvedor, marque sim ou ativado.


No sufoco: Se nenhuma das formas funcionar, caso possua placa de vídeo, verifique se ela possui um driver específico, placas dedicadas para jogos como as GTX da Nvidia, possuem drivers convencionais e softwares para gerenciar clock, leds e demais. No meu caso, a fabricante é a EVGA, linha GTX 1080, há um software dedicado chamado Precision X, pode acontecer de ele estar limitando o framerate (taxa de frames), porém isto é muito pouco provável.


Saiba mais

Este artigo está em

Join the Conversation


Peninha propõe alteração no Código Penal para limitar ‘excesso de legítima defesa’

Proposta tem como motivação o caso recente do cunhado da apresentadora de TV Ana Hickmann que foi indiciado após agir em legítima defesa.

O Ministério Público de Minas Gerais denunciou por homicídio doloso – quando há intenção de matar – o cunhado da apresentadora Ana Hickmann, Gustavo Correa. Em maio desse ano, ele atirou contra um fã que invadiu armado o quarto de hotel em que a modelo se hospedava, em Belo Horizonte, e disparou duas vezes contra sua cunhada e assessora, Giovana Oliveira. A denúncia do MP contrariou a investigação policial, que havia arquivado o caso. No inquérito, houve entendimento de que Gustavo matou o invasor para salvar sua vida, a de sua esposa e a da artista. Mas, segundo a promotoria, “faltam provas cabais da legítima defesa”. A decisão do Ministério Público repercutiu em todo o país, sobretudo em Brasília, onde o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) se manifestou na Câmara: “Fiquei indignado ao receber a notícia, mas não surpreso. Infelizmente, os valores estão invertidos no Brasil. Dá-se proteção aos infratores e punição para quem tenta se defender”.

Para mudar este cenário, Peninha apresentou o PL 5822/16, que muda o Código Penal e delimita a penalidade aplicada àquele que se exceder no ato da legítima defesa. Para o autor da proposta, “é injusto cobrar serenidade e concentração de uma pessoa em risco iminente de morte”. O deputado pretende assegurar que sejam levadas em conta, em cada caso de reação, todas as características envolvidas. “O impacto emocional sobre a vítima e a sua instintiva busca por sobrevivência não podem ser desconsiderados. Ou a Justiça espera que uma pessoa, no momento de maior tensão a que é submetida, se comporte como se estivesse num ambiente de total calma e concentração, como são os gabinetes dos excelentíssimos magistrados e membros do Ministério Público que conduzem os respectivos processos?”, questiona o parlamentar.

Principal mentor do PL, o pesquisador em Segurança Pública Fabricio Rebelo é veemente ao criticar a maneira como vêm sendo tratados os que, em qualquer outro país, seriam heróis. “Criou-se uma verdadeira aura de proteção aos criminosos, pondo suas vítimas como algozes. Quando uma delas reage, parece-se esquecer de quem iniciou a injusta agressão, partindo-se em verdadeira sanha punitiva contra aquela, para apurar se sua ação foi milimetricamente adequada à agressão sofrida. Se minimamente não for, a punição é reservada à própria vítima. A questão é que, sob condições de extremo estresse, é impossível exigir condutas friamente calculadas de quem reage, e a lei vigente se tornou um obstáculo à legítima defesa”, denuncia ele. “O grande mérito dessa proposta é manter as punições para os excessos intencionais ou claramente desnecessários, mas impedir que se exija da vítima uma conduta fora de qualquer razoabilidade”, finaliza Rebelo, que coordena o Centro de Pesquisa em Direito e Segurança – Cepedes.

A proposição, que aguarda despacho da Mesa Diretora às Comissões Permanentes da Casa, inclui parágrafos aos artigos 23 e 25 do Código Penal, para delimitar a punição direta do agente aos seus excessos intencionais diretamente dolosos. O texto também consolida a legítima defesa para casos de invasões a propriedades, assegurando a proteção legal de quem protege os que ali se encontram. A perspectiva do projeto, segundo a justificativa exposta pelo deputado Peninha, é tornar claro que o risco em uma ação criminosa é assumido por quem a pratica, e não por quem a ela reage. “Se dela resulta a morte do bandido, punir o cidadão que o matou em autodefesa deve ser tratado como extrema exceção, jamais como regra”, complementa o deputado.

Informações da Assessoria de Imprensa do Deputado.

Este artigo está em

Join the Conversation


A forte chuva que atingiu a cidade de Armazém nesta tarde de terça-feira (7), acompanhada de raios, vento, chuva forte, e com um pequeno início de granizo, mas que por sorte não teve continuidade, causou alagamentos em algumas ruas, sendo que, isso normalmente acontece quando há um alto volume de chuvas. Em dias muitos quentes a água acaba evaporando e contribuindo para o efeito estufa, sendo comum que nos finais de tardes ocorram tempestades, algumas vezes isoladas. Estes alagamentos na maioria das vezes causam prejuízos materiais para os moradores.

Foto: Tiago Boeing/ORS

Esta situação não é recente, acontecendo há décadas no município, na rua Emiliano Sá, 29 de junho e demais, no centro da cidade, sempre que há fortes chuvas os sistemas de escoamentos acabam não suportando o volume de água e transbordam, este problema acontece há aproximadamente dez anos.

Vale lembrar que quando há alagamentos é preciso evitar transitar a pé ou com veículos nestes locais onde não é possível visualizar o chão, muitas vezes há crateras, sem contar o risco a doenças, entre elas a leptospirose, transmitida pela urina de animais contaminados, mais comumente associada a ratos.

Cobertura de empresa é arremessada

Foto: Wilson Boeing/ORS

No bairro Olaria, também em Armazém, o vento acabou arrancando a cobertura de uma empresa, a mesma foi parar a alguns metros de distância de onde estava inicialmente posicionada. O Corpo de Bombeiros da cidade atendeu a ocorrência e as informações são de que uma pessoa teve apenas escoriações.

Eucalipto cai com força do vento

Foto: Daniela Defreyn/Eviada via Whatsapp/Divulgação ORS

Uma árvore de eucalipto caiu com a força do vento no bairro Alemanha, também município de Armazém.

Atualizada em 08 de março de 2017 às 09:50h.

Este artigo está em

Join the Conversation


Esses dias fui obrigado a realizar uma operação contra minha vontade, tive que reinstalar o WordPress desde o zero, já que sua instalação contava com muitas tabelas inúteis deixadas por plugins já excluídos. O banco de dados estava uma bagunça, quase que ilegível e cada vez ficava mais claro que esta era uma base de dados quase que irrecuperável. Pois bem, o que fiz para instalar tudo e não perder o conteúdo? Sabe-se que após uma nova instalação, mesmo mantendo a pasta wp-content os arquivos não voltam para a Biblioteca de Mídia em um toque de mágica.

Caso você possua muito conteúdo em seu blog (muito mesmo), como neste caso que enfrentei (havia uns 25GB somente em mídias) e a ferramenta de exportação do WordPress não dê conta, é melhor então você seguir estas dicas.

Alterações nos diretórios

Como todo bom desenvolvedor sabe, perder dados pode ser considerado o fim de sua carreira, ainda mais quando se trata das informações dos clientes. Lembrando da velha desculpa de lojas de informática: vai ter que formatar. A primeira pergunta óbvia do cliente é, “vou perder tudo?”. Certamente sem um serviço de backup o cliente jamais aceitaria. Mãos ao trabalho, para uma garantia caso a nova instalação não funcione, em vez de excluir os arquivos do core do WordPress vamos movê-los para uma outra pasta. Como?

  1. Acesse seu website via FTP/Gerenciador de Arquivos (do próprio CPANEL)

Neste caso vou utilizar o gerenciador de arquivos do CPANEL mesmo para ilustrar. Localizando o ítem Gerenciador de Arquivos, vamos acessá-lo. Ao acessar marque a opção diretório base.(www/public_html) Você verá então sua lista de arquivos, a interface é muito fácil de utilizar, semelhante aos programas para acesso FTP.

  • Crie uma pasta com o nome que desejar (um nome óbvio ao menos, como: backup-wp, algo do tipo)
Capturar
Primeira opção do CPANEL (tema paper_lantern)

 CapturarSelecione TODOS os arquivos do core do WordPress (inclua as pastas wp-admin e wp-includes), não se esqueça deixe a wp-content de fora. Não selecione wp-content! Após selecionar, MOVA esses arquivos para a pasta que você criou anteriormente, no meu caso backup-wp. Após movidos você ficará apenas com a pasta wp-content sobrando. Deixe-a onde está.

Backup das tabelas do banco de dados

É muito importante efetuar um backup da base de dados de seu site atual, este mesmo que você está querendo apagar/reparar.

  1. Acesse via CPANEL a ferramenta PHPMYADMIN, ou use a ferramenta de backup.
  2. Abra o banco de dados referente à instalação do WordPress.
  3. Clique em exportar >> Personalizada >> selecione apenas as tabelas wp_posts, wp_postmeta
  4. Salve o arquivo .sql
Exportação das tabelas do banco de dados
Exportação das tabelas do banco de dados

Baixando WordPress e importando .sql

Vá ao site do WordPress, baixe a versão desejada. Faça a instalação normalmente da versão em seu servidor, se for fazer upload dos arquivos via FTP, caso deseje pode substituir a pasta wp-content sem problemas.

Após finalizada a instalação do WordPress você perceberá que sua biblioteca de mídia se encontra vazia, mesmo que a pasta wp-content possua o conteúdo da instalação anterior. Aí que vem o segredo, mesmo com os arquivos nas pastas o WordPress não sabe que eles devem ser listados ali, para isto existe a tabela wp_postmeta que avisa ele o que deve ser mostrado e qual o caminho para isto. Acesse seu PHPMYADMIN novamente, selecione a base de dados referente à nova instalação, exclua/renomeie as tabelas wp_posts wp_postmeta, clique em importar após isto e selecione o arquivo que você exportou anteriormente.

Pronto! Os anexos serão listados.

Cuidados básicos

Vale lembrar também que neste caso só a exportação da tabela wp_postmeta já faria todo o trabalho da biblioteca de mídia. Ao selecionar a tabela wp_posts juntamente você importa todas as postagens do site anterior, porém não serão importadas categorias, tags e outros. Para importar categorias juntamente você pode utilizar a ferramenta de exportação do WordPress e depois a de importação, ou então na base de dados selecione também as tabelas wp_terms, wp_term_taxonomy, wp_term_relationships. Caso seu objetivo seja de realmente realizar uma limpa, não é interessante importar as mesmas tabelas da instalação anterior, já que elas podem possuir muito lixo e acabar trazendo juntamente. Neste caso você necessitará baixar toda a pasta /wp-content e enviar via FTP para o outro servidor. Depois siga os passos deste tutorial normalmente que funcionará. Não se esqueça de baixar o banco de dados e enviar para o servidor correto da nova instalação.

Este procedimento pode não funcionar corretamente, deve-se levar em conta o ambiente em que sua instalação está rodando (Windows, Linux), configurações de hardware do servidor, versão PHP, MySQL, modificações no core do WordPress, temas, plugins e outros. Antes de realizar tais ações tenha em mãos um backup completo de sua aplicação para evitar perda de dados.

Tiago Boeing

Estudante de Ciência da Computação, formado em técnico em informática para internet, trabalha com desenvolvimento web há 6 anos e recentemente desktop. É jornalista responsável pela redação e escreve sempre que possível artigos e tutoriais relacionados ao meio tecnológico.

por Tiago Boeing
Desenvolvedor

Ver Github

Este artigo está em

Florianópolis acaba de entrar na lista das cidades brasileiras a contarem com um procedimento inédito, recém trazido ao Brasil, para o tratamento do refluxo gastroesofágico. A Terapia por Estimulação Elétrica do Esfíncter Esofágico Inferior – Endostim, já está presente em centros de tratamento de Porto Alegre, Belo Horizonte e Ponta Grossa, e promete devolver, de forma minimamente invasiva, a qualidade de vida aos pacientes que sofrem com essa doença, presente em cerca de 20% da população, segundo dados da Faculdade de Medicina da USP.

“A técnica consiste na implantação de um dispositivo, similar a um marcapasso cardíaco, na região do esfíncter inferior do esôfago, a fim de corrigir problemas no seu funcionamento. O esfíncter é responsável por impedir que os alimentos e líquidos voltem ao esôfago, sendo que quando este está defeituoso produz a Doença do Refluxo Gastroesofágico – DRGE. Atualmente, esse é o único equipamento que estimula diretamente o esfíncter, de forma mecânica, e já tem quatro anos de acompanhamento, trazendo resultados efetivos e duradouros para quem sofre com o refluxo crônico”, afirma o cirugião do aparelho digestivo, cirurgião da obesidade, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, SOBRACIL, e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Jéferson José Diel, que será o responsável pelos procedimentos em Santa Catarina, no Hospital Baía Sul Medical Center.

Ele, que foi um pioneiros no Brasil em cirurgias de Sleeve, ou cirurgia bariátrica, interessou-se pelo procedimento a partir de estudos e congressos , e conta que outro ponto interessante é sua capacidade de ajuste por meio de um programador de telemetria após a cirurgia, caso persista algum sintoma. “Além disso, é o único procedimento que objetiva restaurar a função do esfíncter esofágico sem mudança anatômica. Os trabalhos clínicos sobre o EndoStim demonstram que 90% dos pacientes que fizeram a implantação não tomam mais nenhuma medicação. Atualmente há 550 pacientes tratados no mundo e a expectativa é de realizar cerca de 50 procedimentos ainda esse ano no Brasil”, completa Diel.

Três pacientes brasileiros passaram pela técnica, de forma bastante satisfatória, e em Florianópolis já há um candidato. “Esse paciente sofre de refluxo grave após cirurgia bariátrica, ocorrida há dois anos, e busca restaurar a qualidade de vida por meio do procedimento, o qual é a única alternativa cirúgica para esses casos”, explica o médico.

Outro paciente, que passou pela terapia há dois anos, é o brasileiro, que reside na Argentina, Sebastian Garcia. “No meu caso, passada a operação já não sentia mais nada. Tenho uma vida normal novamente, consigo comer e beber qualquer coisa e não sinto mais aquela acidez que tanto me atrapalhava. Consigo dormir bem à noite e não tomo mais nenhum medicamento. Foi uma mudança geral”, conta.

Os tratamentos com EndoStim, estão sendo levados a outras regiões do Brasil por meio de treinamentos aqui e no exterior. Os procedimentos só são aprovados mediante análise de exames específicos que comprovem o refluxo.

Este artigo está em

Join the Conversation


Portais de notícias de todo o estado noticiaram na semana passada que o Ministério Público Federal encontrou supostas irregularidades nos pagamentos referentes ao programa Bolsa Família. Na AMUREL foram vários os municípios que possuem cidadãos com informações divergentes, entre eles empresários, falecidos e servidores públicos. Ao total são 366 casos suspeitos de fraude em beneficiários, nos 16 municípios da AMUREL, o total de valores pagos se somado chega a mais de um milhão de reais. (R$ 1.316.020,00)

Levantamento compreende o período de janeiro de 2013 a maio de 2016.

Pelo menos, 7,6 mil dos 256,9 mil beneficiários do Bolsa Família em Santa Catarina são considerados perfis suspeitos e não cumprem  determinados requisitos do programa. Uma ferramenta de inteligência para apurar possíveis irregularidades em relação aos critérios legais de renda para inclusão de pessoas no programa foi desenvolvido pelo MPF, que cruzou dados do governo federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Receita Federal e tribunais de contas estaduais e municipais.

Retrospectiva na AMUREL

Apenas nos municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima não tiveram irregularidades

Os casos foram classificados em cinco grupos:

  • Falecidos
  • Servidores públicos com mais de quatro pessoas na família
  • Doadores de campanha
  • Empresários
  • Servidores que doaram para campanhas

Em Armazém, foram identificados 9 casos de empresários suspeitos, que recebem ao todo R$ 23.672,00. Em São Martinho há um caso de empresário suspeito (R$ 792,00) e um caso de servidor público (R$ 126,00) e em Gravatal são 10 empresários suspeitos.

Os dados do MPF não apontam publicamente o nome dos beneficiários suspeitos de irregularidades.
MunicípioTipoQuantidadeRecebido
ArmazémEmpresários9R$ 23.672,00
Braço do NorteEmpresários

Servidores

26

1

R$ 110.644,00

R$ 735,00

Capivari de BaixoEmpresários12R$ 39.647,00
Grão-ParáEmpresários

Servidores

5

1

R$ 17.760,00

R$ 4.158,00

GravatalEmpresários10R$ 40.006,00
ImaruíEmpresários

Falecidos

Servidores

32

1

5

R$ 136.647,00

R$ 504,00

R$ 13.987,00

ImbitubaEmpresários

Falecidos

Servidores

103

5

12

R$ 430.931,00

R$ 3.565,00

R$ 27.003,00

JaguarunaEmpresários

Servidores

17

1

R$ 64.752,00

R$ 5.736,00

LagunaEmpresários

Falecidos

Servidores

33

1

1

R$ 125.598,00

R$ 1.488,00

R$ 3.744,00

Pedras GrandesEmpresários7R$ 15.538,00
Pescaria BravaEmpresários6R$ 14.097,00
SangãoEmpresários9R$ 32.696,00
São LudgeroEmpresários7R$ 8.318,00
São MartinhoEmpresários

Servidores

 

1

1

R$ 792,00

R$ 126,00

Treze de MaioEmpresários2R$ 9.238,00
TubarãoEmpresários

Falecidos

57

1

R$ 178.902,00

R$ 5.736,00

Sem irregularidades

O diagnóstico do MPF mostra que Santa Catarina faz parte da lista de quatro Estados (junto com RS, SP e MG) nos quais algum município está livre de suspeitas – entre os quais, dois da Amurel: Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. Iratí, Benedito Novo, Iomerê e Braço do Trombudo completam a lista das cidades catarinenses onde não foram apontadas suspeitas de fraude.

Quem recebe?

Através do Portal Transparência, página na internet do Governo Federal destinada a manter a transparência sobre os gastos públicos, é possível consultar quem são os beneficiários do programa e quanto recebem. Preparamos relatórios de alguns municípios da região, é possível consultar pelo site os nomes, histórico de pagamentos e o CPF dos beneficiários, porém em nossos relatórios optamos em removê-los.

PUBLICIDADE


É possível ver os detalhes dos pagamentos, basta clicar no nome do beneficiário.

Total destinado aos favorecidos situados no município ARMAZÉM:R$ 249.938,00
[ultimate_info_table design_style=”design02″ color_scheme=”custom” color_txt_main=”#777777″ package_heading=”Armazém” package_sub_heading=”Beneficiários do município”]

FAVORECIDOTotal no ano (R$)
ADRIANA FERREIRA RIBEIRO DOS SANTOS2.421,00
ADRIANA LUZINDA MACHADO1.098,00
ADRIANA VIEIRA2.426,00
ALBERTINA FURLAN SOETH753,00
ALBERTINA KLIPPER IZIDORO MARTINS1.936,00
ALINE VIEIRA DEMETRIO TELLES1.948,00
ALTAMIR DA ROSA822,00
AMAURI DE FREITAS1.720,00
ANA MARIA TEIXEIRA735,00
ANA PAULA GALDINO ALVES1.727,00
ANGELA MARTINS LOURENCO1.621,00
ANGELINA MELLO DEMETRIO1.665,00
BRUNA INES SCARABELOT2.416,00
CARINA NUNES ALEXANDRE1.457,00
CARMELINDA GENEROSO ALVES336,00
CELINA ANDRE FELISBERTO1.624,00
CLARICE MORAES1.404,00
CLARILAINE FORTUNATO TOMASIA2.291,00
CLAUDIO MONTEIRO NAZARIO1.098,00
CLEIA CLEMENTINO DA COSTA1.900,00
CLEIA CRESCENCIO NUNES852,00
CLEIMAR ANDRE FELISBERTO2.336,00
CLENOIR ALVES2.161,00
CLEUSA DE MEDEIROS2.168,00
CRISLAINE CONSTANTE DA SILVA366,00
CRISTIANA BARBOSA BATISTA822,00
DANIELA PAES DOMINGOS910,00
DANIELA VANESSA MELO FREITAS512,00
DEISE CRISTINA MARTINS PEREIRA2.218,00
DENISE ANACLETO ALVES588,00
DERLI TEREZINHA DE GOES RAMOS4.023,00
EDINA LEITE1.534,00
ELIA MARIA DE GOES FORTUNATO1.334,00
ELIANE DOS SANTOS2.492,00
ELIANE JOSE FREITAS1.536,00
ELIANE SILVEIRA RODRIGUES682,00
ELISANGELA DA CUNHA ANDRE2.109,00
ELISANGELA FELIZARDO CASSAO2.426,00
ELISANGELA VIEIRA FERNANDES1.080,00
ELOA LORECI SCHLICHTING514,00
ELZA FIGUEREDO LAURETH2.030,00
EUGENIA FORTUNATO OLIVEIRA4.030,00
FABIULA DE ALMEIDA FELISBERTO2.168,00
FATIMA LEITE1.185,00
FERNANDA SALVATO CARDOSO637,00
FLORINDA FARIA BONFIM464,00
FRANCIELE DE SOUZA624,00
FRANCISCA MANUELA COSTA BATISTA682,00
FRANCISCA MARIA DE LIMA COSTA366,00
GERUZA VANDERLINDE2.426,00
GISELDA DE SOUZA ALMEIDA672,00
GRAZIELA LIBERATO2.336,00
IARA TEREZINHA GRANDE VAZ3.218,00
IASMIN CARDOSO FERNANDES316,00
IRACI DANIELA BUENO DOS SANTOS1.116,00
IRMA RODRIGUES DE JESUS822,00
IVONE DINIZ RODRIGUES1.614,00
IVONETE FURTUNATO MORAES309,00
IZABEL CRISTINA FELACIO HENRIQUE2.748,00
JAKELINE CORREA SOUZA BARBOSA514,00
JANAINA FREITAS BORGES1.624,00
JANETE CEOLIN FREITAS547,00
JEOVANA PREIS684,00
JOACIR IZIDORO462,00
JOCILENE DE SOUZA ALEXANDRE1.367,00
JOSIMAR MARCIANO MORAES1.494,00
JOVANIA DE SOUZA DE FREITAS156,00
JUCELINA MELLO DUTRA960,00
JUDITE RODRIGUES STUPP1.970,00
JULIO ROQUE DE SOUZA1.614,00
KEULE FREITAS1.168,00
LARA CRISTINA SILVEIRA GOMES2.910,00
LAURA ANTONELLO1.168,00
LEIA ROCHA FERREIRA366,00
LIDIAMARA SOARES DOS SANTOS1.534,00
LILIA DA CUNHA ANDRE682,00
LILIAN CORREA MENDES512,00
LILIANE DA PAIXAO LIMA1.261,00
LIONETE FELISBERTO RODRIGUES1.655,00
LOIDE BAJAQUE RODRIGUES3.218,00
LUCIA ALVES FORTUNATO2.371,00
LUCIA VIEIRA APOLINARIO1.900,00
LUCIANA FERREIRA DAS CHAGAS1.240,00
LUCIANE FERNANDES FERMINO1.604,00
LUCIMAR FORTUNATO DE GOIS1.970,00
LUCIMERE DE FATIMA FORTUNATO1.168,00
LUIZA RODRIGUES BARBOSA2.298,00
LURDES DE LIMA161,00
MANUELA DE MORAES682,00
MARCIA BORGES CARNEIRO3.218,00
MARCIA DOS SANTOS294,00
MARCIA REGINA KLIPPER1.208,00
MARCILENE MARCON2.416,00
MARCIO DE FREITAS514,00
MARCUS FERNANDES CARDOSO2.862,00
MARIA APARECIDA ALVES PRUDENCIO2.552,00
MARIA APARECIDA LEITE DE SOUZA732,00
MARIA APARECIDA MACHADO1.522,00
MARIA APARECIDA MARCELINO MENDES448,00
MARIA APARECIDA NUNES ALEXANDRE2.040,00
MARIA APARECIDA SALASARIO CARDOSO3.295,00
MARIA BETANIA PEREIRA PINTO70,00
MARIA DA LUZ PAULA LIMA7.852,00
MARIA DA SILVA4.020,00
MARIA DE LOURDES SILVANO2.716,00
MARIA GORETI ARAUJO PEREIRA DOS SANTOS1.168,00
MARIA REGINA ROSA357,00
MARIELE DA SILVA CUNHA167,00
MARIELE RODRIGUES FELISBERTO1.093,00
MARILUCIA FORTUNATO LEAL1.534,00
MARIUSA RODRIGUES SOTERIO3.222,00
MARLENE VIEIRA FERNANDES512,00
MARLETE FERNANDES MACHADO818,00
MAYARA ALMEIDA MORSOLETTO342,00
MISLAINE DE FATIMA ALVINO732,00
MONICA SILVA IZIDORO682,00
MORGANA CORREA WESTPHAL1.534,00
NARA RUBIA DE SOUZA BROGNOLI2.336,00
OTILIA DAS NEVES VIEIRA732,00
PATRICIA DA SILVA ROSA210,00
PATRICIA GAMA MARCOS344,00
PORFIRIA VIANA RODRIGUES696,00
RAICA ALTHOF DEMETRIO464,00
REGINA DEMETRIO DE SOUZA576,00
REGINA DUTRA1.448,00
ROSA FELIPPE MARCELINO2.082,00
ROSA MARIA POTTMEIER WARMLING512,00
ROSANE EMILIA BORGES684,00
ROSANGELA ORLANDO LIBERATO2.530,00
ROSELENE BERKENBROCK MARTINS592,00
ROSELETE DUFFEK802,00
ROSELI FORTUNATO OLIVEIRA FREITAS357,00
ROSIANI RODRIGUES DEFREIN1.098,00
ROSILDA CRUZ MARTINS2.266,00
ROSILDA DA CUNHA ANDRE1.621,00
ROSILEA FORTUNATO MORAES366,00
ROSILENE DA SILVA294,00
ROSIMARI APARECIDA MANOEL DA CUNHA3.227,00
ROSIMERI LEMOS MAIATE158,00
SALETE BOMFIM DE MORAIS783,00
SAMUEL PEREIRA RODRIGUES998,00
SANDRA ISAURA LEISING MORAIS79,00
SANDRA MARA FERREIRA TERRA436,00
SANTINA DA SILVA1.272,00
SARA DE ALMEIDA FELISBERTO1.306,00
SELMA SILVEIRA ANCELMO763,00
SENHORINHA DAMASIO668,00
SILVANA LUIZ TEIXEIRA172,00
SILVANA PEREIRA CAMPOS852,00
SILVIA DOS SANTOS3.402,00
SIMONE FERNANDES FREITAS4.020,00
SIRLEY MACHADO MARTINS VIEIRA1.534,00
SOLANGE CRESCENCIO DEMETRIO BOING1.098,00
SONARA FORTUNATO MACHADO1.436,00
SONIA MARTINS MORAIS1.528,00
SORAIA FERNANDES MACHADO SEVERINO288,00
SUELEN FELISBERTO1.674,00
SUZIMARA SCHLICHTING1.624,00
SUZZANE RODRIGUES514,00
TAINARA MORAES1.108,00
TATIANE BRASIL SCHADEN2.738,00
TATIANE IZIDORO MARTINS2.421,00
TAYS CAROLINA NUNES654,00
TERESINHA DA SILVA FORTUNATO1.253,00
TERESINHA SPINDOLA LAURETH672,00
TEREZINHA AFONSO802,00
VALDA DUARTE CARDOSO465,00
VALDETE DA ROSA CORREA5.167,00
VALIRIA MARIA MACHADO ANTUNES2.426,00
VALMA DE SOUZA DAMACENO1.772,00
VALMIRA FERNANDES ARCENO2.332,00
WAGNA TEIXEIRA DA ROSA462,00
ZENAIDE DE MENDONCA CORREA1.624,00
ZENILDA MARTINS1.196,00

[/ultimate_info_table]

Total destinado aos favorecidos situados no município GRAVATAL:R$ 256.920,00
[ultimate_info_table design_style=”design02″ color_scheme=”custom” color_txt_main=”#777777″ package_heading=”Gravatal” package_sub_heading=”Beneficiários do município”]

FAVORECIDOTotal no ano (R$)
ADALILA SANTOS DA SILVA210,00
ADELINA DE SOUZA MENDES1.168,00
ADELIR SANTANA DO AMARAL845,00
ADELITA PETERS CARGNIN1.978,00
ADRIANA HEINZEN DA SILVA1.168,00
ADRIANO LAURENTINO MENDONCA802,00
ALESSANDRA ALEXANDRE HIPOLITO3.220,00
ALESSANDRA WIEIRA GERALDO DE MEDEIROS2.336,00
AMINA KARINA CASTELO BRANCO CARVALHO732,00
ANA LUCIA DE LIMA364,00
ANA LUZIA MORAES1.732,00
ANA MARIA DA SILVA MANOEL2.772,00
ANA PAULA ALBINO234,00
ANA PAULA BERANGER MARQUES1.988,00
ANA PAULA FERNANDES BERTO2.380,00
ANA PAULA NUNES ANTUNES1.240,00
ANA PAULA RIBEIRO489,00
ANDREIA DA SILVA CONCER1.844,00
ANDREIA MACHADO DE SOUZA117,00
ANDREIA MENDES DE SOUZA372,00
ANDREIA NUNES1.900,00
ANDREIA OURIQUES FLORIANO928,00
ANGELO FAUSTINO JUNIOR573,00
ANTONIA DE OLIVEIRA ROSA1.168,00
BARBARA GABRIELA DA VEIGA1.098,00
BEATRIS DA SILVA CUNHA417,00
BENTA NEWTON TEIXEIRA MAGAGNIN436,00
BRUNA FRANCIELI VIEIRA DE AZEREDO1.168,00
BRUNA MARTINS NUNES117,00
CAMILA DE JESUS VELHO1.560,00
CARLA ROSA ALVES1.123,00
CARLA SANDRA SOARES DA SILVA288,00
CARLOS ANDRE DE AGUIAR147,00
CARMELINDA MARIANO FLOR1.168,00
CAROLINE VARGA LEANDRO156,00
CATARINA MARTINS DE SOUZA1.168,00
CELINA MATIAS MATTEI1.168,00
CHRISTIAN MARTINS ALBINO827,00
CINTIA DOMINGOS COSTA511,00
CINTIA MARTINS FELACIO490,00
CINTIA OLIVEIRA MENDES732,00
CLAUDETE MARTINS ALVES FRANCISCO MONTEIRO385,00
CLAUDIA RIBEIRO CARDOSO FIDELIS462,00
CLAUDINEI MUNIZ1.900,00
CLAUDINEIA DE SOUZA COMELI732,00
CLAUDIO SOUZA DE OLIVEIRA560,00
CLEA DE FATIMA SILVA DA CUNHA1.970,00
CLEIDE SANTINA FRANCISCO210,00
CLOTILDA MORAES BORGES1.604,00
CRISTIANA CORREA SALASARIO746,00
CRISTIANE BITENCOURT DA SILVA676,00
CRISTINA DE OLIVEIRA366,00
CRISTINA PEREIRA BERTO624,00
DAIANA NUNES MACHADO372,00
DAIANE ANTUNES DE MELLO1.098,00
DAIANE APARECIDA CARDOSO DA ROSA210,00
DAIANE GOULART LEANDRO1.168,00
DAIANE NUNCIO FELETTI1.896,00
DALICE DIONEIA CARNETTI BUENO366,00
DANIELA DOURADO MACHADO234,00
DANIELA DOURADO MACHADO117,00
DANIELE CRISTINE DOS SANTOS891,00
DENIZE PINDOBEIRA DA SILVA1.861,00
DIENIS APARECIDA DA SILVA117,00
DILMA DA SILVA1.168,00
DOMENE CARDOSO MOZERLE156,00
DORILDES TONINHA MARCOLINO732,00
EDEMIR MENDES422,00
ELIANA DE MEDEIROS CORREA1.182,00
ELIANE FRANCISCO DE CAMPOS651,00
ELIANE VARGAS886,00
ELIETE DE FREITAS MARIA2.432,00
ELITA MOTA DE FREITAS1.900,00
ELIZABETE MARTINS DOS SANTOS1.256,00
ELIZANDRA BRANDO2.520,00
ELIZANE PEREIRA TORRES234,00
ELIZANGELA DA SILVA DOS SANTOS732,00
ELIZANGELA DOS PASSOS DE MEDEIROS105,00
ELIZETE DOS PASSOS DE MEDEIROS1.092,00
ELIZETE KLIPPER AMORIN1.059,00
ESTELAMARIS NEVES MENDES GARCIA344,00
ESTER DE SOUZA FELICIANO2.418,00
EVANILDES MENDES FAGUNDES802,00
FABIANA MARTINS PRUDENCIO618,00
FABIANE ANDRADE PERES2.498,00
FABIO PICKLER2.686,00
FERNANDA FLORES FERNANDES1.326,00
FERNANDA PEREIRA MACHADO3.496,00
FRANCIELE CASTILHO DOS SANTOS1.590,00
FRANCIELE DE FATIMA SIQUEIRA541,00
FRANCIELI MACHADO VIEIRA732,00
GEOVANEA CARDOSO294,00
GIOVANA FERNANDES ZEFERINO501,00
GISLAINE LOPES DE BEM1.304,00
GISLEINE MACHADO GALVAN2.096,00
GRAZIELA ANTUNES DE FREITAS1.900,00
GRAZIELA DE MELLO NUNES1.168,00
INES DE MEDEIROS366,00
INESIA DE SOUZA MENDES366,00
INEZ GUISONI STEINBACH191,00
IVONETE DE SOUZA ALVES1.636,00
IVONETE STANGA ROVEDA DE SOUZA2.508,00
IZABEL DE SOUZA FIRMINO294,00
JADINA LEMOS MORAIS732,00
JADNA OURIQUES543,00
JANETE APARECIDA DA SILVA191,00
JANETE DE FATIMA SILVA1.534,00
JANETE MARCELINA FELICIANO366,00
JANETE MENDES GOMES ALBINO443,00
JANINI DA SILVA DOS SANTOS732,00
JANIR DE SOUZA ALVES162,00
JAQUELINE ZAPELINI1.900,00
JARINE ZEFERINO FIGUEIREDO368,00
JAYNE DA COSTA BRUNO70,00
JESSICA NOGUEIRA ROHLING234,00
JESSYKA FLORIANO LORETTO1.168,00
JOSELAINE LAURET NAZARIO1.674,00
JOSIANE DE OLIVEIRA RIBEIRO261,00
JUCELINA FRANCISCO ANACLETO1.098,00
JULIANA GONCALVES TEIXEIRA1.534,00
JULIANA PADILHA1.098,00
JULIANA QUIRINO366,00
JULIANA TOME LOURENCO990,00
KATIANE NUNES MACHADO234,00
KELER DA SILVA3.522,00
LARISSA FERNANDES MENDES420,00
LAUDELINA APARECIDA DA SILVA2.266,00
LILIANE LEONARDO FERNANDES MENDES1.534,00
LUANA DE JESUS LOCH1.690,00
LUANA MACHADO FRANCISCO1.756,00
LUCIA DE CASTRO FERNANDES1.408,00
LUCIANA FERREIRA DOS SANTOS DE MELO2.378,00
LUZIA DAS NEVES VARGAS436,00
LUZIA FERNANDES GOMES802,00
MANUELA ANACLETO DE OLIVEIRA BLASIUS1.247,00
MARAIR DO NASCIMENTO MOTTA1.534,00
MARCIA MOTA MORAES1.208,00
MARCOS ROBERTO DA SILVA OLIVEIRA474,00
MARGARETE MARTINS TORRES35,00
MARGARETE PEREIRA1.168,00
MARIA ALICE DA SILVA MENDES308,00
MARIA APARECIDA DA SILVA441,00
MARIA APARECIDA DE MEDEIROS MARCELINO1.534,00
MARIA APARECIDA DE MEDEIROS TOME ONOFRE304,00
MARIA APARECIDA MEDEIROS RODRIGUES990,00
MARIA APARECIDA MEDEIROS RODRIGUES DA SILVA910,00
MARIA APARECIDA MONTEIRO NAZARIO366,00
MARIA APERECIDA RODRIGUES MAREGA802,00
MARIA CAROLINA FRANCISCO MENDES611,00
MARIA CAROLINA ZDRUICOSKI1.861,00
MARIA CLEUSA MEDEIROS DA SILVA693,00
MARIA DA GRACA DE OLIVEIRA FIDELIS175,00
MARIA DE FATIMA BENTO BRAZ1.914,00
MARIA DE FATIMA DA SILVA924,00
MARIA DE FATIMA GENEROSO DE OLIVEIRA BESSA706,00
MARIA DE FATIMA PRUDENTE496,00
MARIA DE LOURDES HONORATO DAMIANI1.861,00
MARIA IVONETE FIDELIS DA ROSA78,00
MARIA JOSELDA JUSTI560,00
MARIA NILZA PINDOBEIRA DA SILVA255,00
MARIA TEREZA PEREIRA1.534,00
MARIANGELA ZAPELIN1.098,00
MARILDA FIDELIS913,00
MARILEIA RAFAEL MARTINS802,00
MARILEIA RECH LEAL1.168,00
MARLENE MORAIS DE JESUS2.780,00
MARLI CLEMENTE MACHADO294,00
MAYARA LIMA GOULART2.075,00
MONICA PREIS1.900,00
MORGANI NUNES DA SILVA191,00
NAIR DE ABREU NUNES DA COSTA77,00
NELI TEIXEIRA DE JESUS1.168,00
NEUZELI DE SOUZA MACIEL1.900,00
NILCEA HENRIQUE LOPES366,00
NILTON PEREIRA3.325,00
NIVIA MARGARETE BOTTEGA DA SILVA2.380,00
NOEMI DALFERTH ZENATI2.218,00
PALOMA ANACLETO1.534,00
PALOMA PEREIRA INACIO1.168,00
PATRICIA DE ALMEIDA2.280,00
PEDRA RODRIGUES DA SILVA632,00
PEDRO ALVES CLEMENTE MACHADO934,00
PEDRO SERGIO DA SILVA3.520,00
PRISCILA ROBERTA DA SILVA SILVERIO1.240,00
RAFAEL RODRIGUES EVANGELISTA434,00
RAQUEL FERNANDA BERTO802,00
REGIANE MENEGILDO JUSTINO1.329,00
RENATA JULIAO1.072,00
RILMERIA PONTES DE MELO2.227,00
RITA DE CASSIA DE ANDRADE1.900,00
ROBERTA SCREMIN DE MEDEIROS732,00
RODINEI LUNARDI MACHADO298,00
ROQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA802,00
ROSANEA APARECIDA DOS PASSOS1.238,00
ROSANGELA ALVES MADEIRA1.168,00
ROSANGELA LUCIANO MENDES799,00
ROSANIA MARIANO802,00
ROSELIA CRUZ MARTINS117,00
ROSELIR MORAES FERNANDES1.560,00
ROSEMARI WIEIRA1.838,00
ROSIMERI LUCIANO FERNANDES2.418,00
ROSINETE DE OLIVEIRA DA SILVA1.900,00
ROSINETE DE SOUZA FIRMINO VARGAS1.098,00
ROSINETE FERRARI1.168,00
ROZEMAR REZENDE1.618,00
SALETE DE MEDEIROS1.098,00
SANDRA DO ESPIRITO SANTO TEIXEIRA344,00
SARA ALVES DE SOUZA1.203,00
SELMA SUELI FURTADO1.168,00
SHAIURI CATANEO1.168,00
SILVANA MARTINS DOS SANTOS1.936,00
SILVANA MENDES DE SOUZA882,00
SIMONI DOS SANTOS CARDOSO MORAIS739,00
SONIA DOS SANTOS PACHECO406,00
TACIANA AGUIAR CANDIDO1.900,00
TAINA CRISTINA SILVA SOUZA1.168,00
TAINA VIEIRA NUNES268,00
TAINARA ALVES DE SOUZA2.780,00
TAIS DE ALMEIDA RODRIGUES MACHADO117,00
TAISE RODOLFO MATTOS1.216,00
TAMARA DE CARVALHO BISPO799,00
TANIA REGINA MARTINS DA SILVA802,00
TATIANA DE JESUS BECKER1.339,00
TATIANA DOS SANTOS CARVALHO1.726,00
TERESINHA DEMETRIO802,00
TERESINHA VIEIRA JACINTO117,00
TEREZINHA FERREIRA SANDRINI954,00
TEREZINHA NEWTON DE SOUZA1.604,00
TIAGO PINDOBEIRA DA SILVA1.495,00
VALBIA MENDONCA1.168,00
VANDERLEIA DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA2.024,00
VANESSA FRANCISCO FERNANDES560,00
VARLIZE GONCALVES GOULART234,00
VERONICA FERNANDES DOS SANTOS DA SILVA2.280,00
VITEMAR BATISTA MARTINS382,00
VIVIANE MARCILIO366,00
VIVIANI MENDONCA382,00
WEQSON MENDES LIMA608,00
ZENAIDE FERREIRA MENDES802,00

[/ultimate_info_table]

Total destinado aos favorecidos situados no município SAO BONIFÁCIO:R$ 146.348,00
[ultimate_info_table design_style=”design02″ color_scheme=”custom” color_txt_main=”#777777″ package_heading=”São Bonifácio” package_sub_heading=”Beneficiários do município”]

FAVORECIDOTotal no ano (R$)
ADELAIDE MARIA SCHURHOFF802,00
ADRIANA BUCHNER FRITZEN1.604,00
ADRIANA PROBST VOLSTER1.168,00
ALICE EING GARCIA1.240,00
ALVACI MARTINS NASARIO DOERNER1.168,00
ALZIRIA KUEHL BACKES1.583,00
ANA LUCIA SCHMITZ249,00
ANDERLIZE ROESNER DA SILVA1.534,00
ANGELITA PETRY BUSS1.142,00
ANIA BEITZ WERNER1.168,00
ANITA BEITZ STOCK732,00
ARLINDA HEINZEN BUSS1.189,00
CARMEM PETRY DOERNER1.435,00
CELI PETERSEN1.238,00
CELIA MARIA PETRY802,00
CENIRA DIAS DE OLIVEIRA1.664,00
CLARISCE SORAIA BEUMER CARVALHO1.534,00
CLAUDETE WENZ STOCK1.168,00
CLAUZELI ANGELA PETERS ERN714,00
CLEIDE WENZ SCHMIDT1.583,00
DANIELA DERO HEERDT920,00
DANIELA FUCKS1.238,00
DANIELA PEREIRA BRAUNER1.534,00
DEBORA DA COSTA1.417,00
DELANE MOREIRA SCHURHOFF1.534,00
DILMA PAULA DOERNER SCHEIDT1.168,00
DORVALINA BACKES RUBENS802,00
EDILAINE APARECIDA HEINZEN248,00
EDINA LEONIDIA SCHMOELLER436,00
ELAINE CRISTINA VARGA1.534,00
ELAINE MARIZA LICHTENFELS HAWERROTH1.779,00
ELAINI SCHUG FRITZEN366,00
ELENICE KRATZ366,00
ELIANE DEFREYN1.168,00
ELIANE ISRAEL WERNER FOLSTER1.168,00
ELIANE TEREZA DA LUZ1.916,00
ELISABETE PETRY1.832,00
ELISABETE SCHMITZ732,00
ELKI BRUGMANN1.429,00
ENIA BEITZ FUCKS2.020,00
ENILA VOLSTER FOLSTER802,00
EVA ROSANI DORNER SCHUG1.708,00
EVANIR TERESINHA BUCHNER SCHMITZ1.970,00
EVONETI SCHMIDT ISRAEL802,00
FATIMA HEINZEN BUSS1.555,00
GERDE FUCKS SCHURHOLF802,00
GESSICA WERNER1.168,00
GUILHERMINA CARDOSO DA SILVA404,00
IRIA SCHEIDT170,00
ISOLI WENZ HEINZ1.168,00
IVONE BUSS SEHNEM394,00
JANDIRA KRATZ FRITZEN2.040,00
JANETE SCHMIDT FUCKS1.516,00
JAQUELINE DA SILVA RECH2.406,00
JAQUELINE HEINZEN1.168,00
JAQUELINE KUEHL BACKES1.168,00
JORAILDES SALGADO RIBEIRO1.970,00
JOSIANI WENZ1.534,00
JUCIMARA BERNADETE DE SOUZA ROHLING2.020,00
KARINA ROHLING1.168,00
KATIA DEFREIN HAWERROTH1.534,00
KATIA ROHLING BEUMER732,00
LEONETE MARTINS1.168,00
LEONETE SEHUG SCHMITZ1.210,00
LEONIDES LEONITA DOERNER436,00
LIVIA DE SOUZA FERREIRA350,00
LORIANI KITERIA KRATZ170,00
LUCIANA HEERDT BACKES2.708,00
LUCIANI DORNER2.130,00
LUCIANO KRATZ SCHUG802,00
LUCRECIA HAWERROTH ROHLING288,00
MARCELI MARIA GERVIN976,00
MARCIANI KUHL366,00
MARCILENE FOLSTER1.168,00
MARGARIDA MAURILIA DE JESUS1.534,00
MARGUETI WENZ SCHLICKMANN1.534,00
MARIA APARECIDA DE MORAES MOHR1.558,00
MARIA APARECIDA MORAES JOCKEN170,00
MARIA DE LOURDES BUCHNER1.168,00
MARIA DE SOUZA BEPPLER1.238,00
MARIA HELENA RECH436,00
MARINES PETRY1.534,00
MARIO JOSE BACKES802,00
MARISTELA DEFREYN LICHTENFELS1.558,00
MARLI ISRAEL MENNECKE1.070,00
MARLI RECH MICHELS714,00
MAURETE KRATZ MAAS1.238,00
NADINI MORAES VARGA248,00
NATALI DERO2.461,00
NEIDE NIENKOETTER BACK1.604,00
NEITI KUPAS1.534,00
NELDI FOLSTER DEFREYN1.238,00
NELDI KUHL ROESNER1.370,00
NILZENARA MARCIRIO1.168,00
NIVALDA BUSS PETRY1.604,00
QUELING SOERENSEN1.238,00
RAQUEL DA SILVA ERN3.780,00
REGINA KUHL FOLSTER1.168,00
RENATA WEBER1.045,00
ROSELI ERN78,00
ROSILENE DOERNER PETERSEN1.534,00
ROSINETI ISRAEL SCHUG1.436,00
SALETE MEURER PETRY1.534,00
SALETE SCHMIDT FUCKS1.828,00
SILMA KRATZ MAUERVERCK802,00
SILVANA BOING2.336,00
SILVIA JAQUELINE DIRKSEN1.663,00
SIMONE IBER VOLSTER780,00
SINTIA VERENISSE SCHMITZ PETRY1.534,00
TATIANA FERMIANO DE JESUS1.168,00
TATIANE BRAGA1.534,00
TERESINHA APARECIDA DERO1.168,00
VALDENICE DERO1.534,00
VALDETE ERN632,00
VALDETE MARIA PREIS1.148,00
VALDICA RIBEIRO MORAIS TEIXEIRA1.436,00
VALMOR JOAQUIM735,00
VANDERLEIA GEBHARDT1.168,00
VANDERLORI GERVIN732,00
VANIA FUCKS163,00
VANIA KUHL1.098,00

[/ultimate_info_table]

Total destinado aos favorecidos situados no município SÃO MARTINHO:R$ 60.920,00
[ultimate_info_table design_style=”design02″ color_scheme=”custom” color_txt_main=”#777777″ package_heading=”São Martinho” package_sub_heading=”Beneficiários do município”]

FAVORECIDOTotal no ano (R$)
ADRIANE CARDOSO SIQUEIRA1.534,00
ALAIDE FOLSTER366,00
ANDERSON SCHMOELLER366,00
ANDREA DUESMANN732,00
BARBARA MACIEL FAGUNDES560,00
CELIA REGINA KUHL1.555,00
CLAUDIA WERNER PREIS1.024,00
ELENI EULINA TORQUATO124,00
ELIANE DE GODOY PEREIRA SCHOTTEN1.149,00
ELY APARECIDA CARDOSO FREITAS1.491,00
ILVA LAURETH SCHMITZ1.604,00
INGELORE MOHR SCHMITZ1.469,00
ISABEL CRISTINA RIBEIRO DE SOUZA1.830,00
ITULO HEINZEN1.216,00
IVONETE HEINZEN RECH822,00

[/ultimate_info_table]

Este artigo está em

É obrigação dos filhos prestar assistência aos pais idosos?

A inquietação com a pergunta acima descrita surgiu do meu dia a dia, escutando relatos de situações em que apenas um filho se responsabiliza pelos pais, enquanto os outros irmãos se omitem e/ou negligenciam, ou ainda, nenhum dos filhos têm disponibilidade para assumir os cuidados com os pais idosos.
O Brasil, nas últimas décadas, vem passando por constantes mudanças sociais, econômicas e políticas que acabam por alterar significativamente a estrutura demográfica do país. Conforme estatísticas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2011 havia no país uma população de 23,5 milhões de idosos. Em 2020, estima-se um número de pouco mais de 26 milhões. Como curiosidade, desde o ano de 2000, estamos vivenciando a “feminilização da velhice”, ou seja, proporcionalmente, a cada ano, há um número maior de mulheres atingindo a idade de 60 anos ou mais (1).
Esses dados são relevantes pois demonstram que o aumento da população com idade superior a 60 anos exigirá do Poder Público a implantação e implementação de políticas que, efetivamente, deem concretude aos direitos dos idosos. No Brasil, tais direitos estão consagrados na Constituição Federal de 1988, na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso e no Código Civil.
O Estatuto do Idoso prescreve que, prioritariamente, é obrigação da família garantir ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Quando desrespeitados esses direitos e garantias, os filhos são responsabilizados com fulcro no Código Civil Brasileiro. Apesar da legislação brasileira definir princípios e diretrizes de proteção social aos idosos, a realidade mostra que muitos pais idosos são abandonados pelos filhos. Os filhos se negam a prestar assistência material e, especialmente, assistência afetiva.

Considerando a ordem natural do ciclo da vida, quem cuida dos pais idosos são os filhos. Então, como proceder a situações em que o idoso tem mais de um filho? Ora, quando o idoso tem apenas um filho esse filho pode se sentir algumas vezes sobrecarregado, porém não há outros irmãos para assumir em conjunto a tarefa de prestar cuidados aos pais. Quando o idoso tem mais de um filho, o ideal é que todos os filhos dividam a responsabilidade de assistir material e afetivamente aos pais.
Mas afinal, o que significa dizer que os filhos têm a obrigação de assistir material e afetivamente aos pais? Vejamos:
Assistência material: “os pais idosos têm o direito de receber pensão alimentícia dos filhos ou outros descendentes quando não tiverem meios próprios de se manter ou quando estes recursos forem insuficientes para sua subsistência. O art. 1.694 do Código Civil Brasileiro estabelece que os os parentes podem pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social. O termo ‘alimentos’ é usado na lei de forma ampla e significa não só o valor necessário para a alimentação em si como também o necessário para a manutenção da pessoa de forma geral, ou seja, recursos para remédios, médicos, pagamento de despesas básicas como água, luz, gás, telefone e até cuidadores ou empregados, se o idoso não puder viver sozinho”(2). Marco Antonio Vilas Boas trata da obrigação de prestar alimentos da seguinte maneira:

“1) Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.

2) O direito a prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta dos outros. 3) Com relação ao idoso, se o parente que deve alimentos em primeiro lugar, não estiver em condições de suportar totalmente o encargo, serão chamados a concorrer os de grau imediato; sendo várias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporção dos respectivos recursos e intentada ação contra uma delas, as demais poderão ser chamadas a integrar a lide” (3).

O mesmo autor ainda acrescenta, se um pai idoso, sem condições de sobrevivência, depender de um dos filhos, os demais filhos deverão contribuir financeiramente à medida de seus recursos materiais, ou seja, todos os filhos são responsáveis pela manutenção dos pais idosos, pagando mais os mais abastados e menos, o de menos ganho.
Assistência afetiva: a responsabilidade entre pais e filhos vai muito além da assistência material. Há muitas situações de filhos que não desejam cuidar dos pais e decidem deixá-los em instituições de longa permanência com a promessa de que irão retornar e nunca mais o fazem. Esses idosos são privados do direito à convivência familiar. Em outras situações, embora os idosos residam com os filhos e/ou parentes, a família não dá atenção, carinho e amor. Seja na primeira ou na segunda situação, é fato, os filhos e/ou familiares negam ao idoso o dever da assistência afetiva.

A negação do amparo afetivo, moral e psíquico traz danos à personalidade do idoso, obscurece valores sublimes como dignidade, honra, moral, aceitação social. A consequência da omissão dos filhos gera aflição, dor, sofrimento e angústia, podendo contribuir para o desenvolvimento e/ou agravamento de doenças. A assistência afetiva é o ato de dar amor e afeto aos pais idodos. Não é um dever jurídico, mas considera-se um dever de cunho moral (4).

Amparar aos pais na velhice, material e afetivamente, é obrigação dos filhos. Ainda que os pais tenham condições socioeconômicas de sobreviverem, subsiste o dever dos filhos nas prestações de ordem afetiva, moral e psíquica. Lembrando, o dever é recíproco na relação entre pais e filhos, valoriza as relações afetivas fortalecendo o princípio da solidariedade entre os membros da família.

 

Artigo:* Cheila Aguiar Ludvig: Assistente Social do Fórum da Comarca de Armazém/SC

Fonte:
(1)http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/dados-estatisticos/DadossobreoenvelhecimentonoBrasil.pdf
(2) http://direitodoidoso.braslink.com/pdf/ARTIGO_4direitoalimentos.pdf
(3) VILAS BOAS, Marco Antonio. Estatuto do idoso comentado. Rio de Janeiro: Forense, 2005. p. 29.
(4) http://www.mpce.mp.br/esmp/biblioteca/monografias/dir.familia/responsabilidade.civil.pdf
(–) ESTATUTO DO IDOSO. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm

Este artigo está em

A uma semana das inscrições para o Fies 2017, saiba tudo sobre o programa

As incrições começa, dia 07 de fevereiro e se encerram dia 10. Fique atento!

> Inscrições para Fies estarão disponíveis entre 7 e 10 de fevereiro

A partir do dia 7 de fevereiro (terça-feira), os jovens que em sonham cursar uma faculdade poderão se cadastrar para concorrer a uma vaga no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Mas é bom ficar atento porque o período de inscrição é de apenas três dias e acaba na sexta-feira, 10 de fevereiro. Até agora, o MEC não divulgou o número de vagas que serão disponibilizadas. No entanto, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, já adiantou que pelo menos as 250 mil vagas da primeira edição do ano passado serão mantidas.

Para quem se interessou, mas não está muito familiarizado com o programa, o Stoodi – startup que fornece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo – preparou um texto contendo todas as informações importantes. Confira:

1) O que é o Fies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação que oferece contrato de financiamento para estudantes que vão cursar graduação em faculdade privada e não têm como pagar. Se o estudante participou do Sisu e não conseguiu obter uma vaga para instituições públicas ou se ele não atendia a todos os pré-requisitos para ganhar uma bolsa no ProUni, o Estado empresta o dinheiro para o pagamento da graduação a juros de 6,5% ao ano.

2) Quais são os critérios de seleção?

Esse programa usa a nota do ENEM como critério de avaliação dos participantes, por isso é preciso ter feito o exame a partir da edição de 2010 – com média mínima de 450 pontos, além de não ter zerado na redação. Outro fator que é considerado é a renda per capita bruta mensal, que deve ser equivalente a 2,5 salários mínimos.

3) Como faz para se inscrever?

Se o jovem quer se inscrever e ainda não sabe como, o processo é bem parecido com o Sisu e com o Prouni: a inscrição é online e gratuita. Ele deve entrar no site oficial do Fies http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e realizar o cadastro, assim que estiver disponível. Para isso, ele precisará informar o seu CPF e alguns outros dados. Depois, o estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES para efetivar sua inscrição, em até cinco dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado. Somente depois disso, ele precisará partir para a validação dos seus documentos.

Sobre o Stoodi

Lançado em 2013, o Stoodi é uma startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo. A plataforma nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país, oferecendo uma plataforma intuitiva e acessível para facilitar a vida dos estudantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que precisam de reforço escolar. A plataforma já conta com aproximadamente 220 mil cadastrados e 17,5 milhões de aulas assistidas, que correspondem a 3,2 milhões de horas de conteúdo.

RELACIONAMENTO COM A MÍDIA
SEVEN PUBLIC RELATIONS

Este artigo está em

Join the Conversation


O acidente aconteceu ontem (23) por volta das 17h30min no município de São Martinho, sul de Santa Catarina. As informações são de que o jovem masculino acabou se chocando contra o caminhão que estava passando na Avenida Frederico Schumacher no momento. O Corpo de Bombeiros do município de Armazém atendeu a ocorrência e no local encontrou a vítima em estado crítico em posição de decúbito ventral, pálido, muito suor, com suspeitas de fratura na região pélvica, fratura exposta de membro inferior esquerdo (fêmur terço médio), contusões e escoriações em membros superiores e inferiores (com formação de hematoma). O mesmo tinha muita dor, sede e frio. Após prestar o auxílio necessário a viatura o encaminhou ao hospital mais próximo, sendo o de São Martinho.

Este artigo está em

Join the Conversation