Bellucci cai para Darcis, e Brasil fica em situação difícil contra Bélgica na Davis

Se Thiago Monteiro não passava de um azarão contra David Goffin, no primeiro jogo de simples do duelo contra a Bélgica pela repescagem da Copa Davis, Thomaz Bellucci entrou na quadra coberta de Ostend com a obrigação de marcar o primeiro ponto do Brasil no confronto que vale uma vaga na elite da competição em 2017. Mas o favoritismo do brasileiro ficou somente nos números do ranking da ATP. Mesmo vinte quatro posições à frente de Steve Darcis, apenas o 103º do mundo, Bellucci foi dominado pelo sósia de Bruno Soares. Idêntico ao mineiro, que tentará ao lado de Marcelo Melo, no jogo de duplas, manter o Brasil vivo na disputa, o belga venceu, de virada, por 3 a 1, parciais  de 6/7(5), 6/1, 6/3 e 6/3, e deixou os donos da casa a uma vitória do grupo mundial no ano que vem.

O JOGO

Mesmo com toda pressão sobre os ombros, o brasileiro foi para cima e confirmou seus dois primeiros serviços sem maiores dificuldades. E, assim como seu compatriota no jogo anterior, teve a primeira chance de quebra do jogo. Só que, ao contrário de Thiago Monteiro, Bellucci aproveitou e fez 4/2. Mas a vantagem do 79º do mundo não durou muito. Logo no game seguinte, Steve Darcis deu o troco na mesma moeda e quebrou o saque de Bellucci para deixar tudo igual novamente.

Sem mais nenhuma quebra de ambos os lados, o set seguiu equilibrado até o décimo segundo game e só foi decidido no tie-break. Thomaz Bellucci começou melhor que o belga e sempre esteve à frente. A vantagem chegou a ser de 6/3, mas Darcis reagiu, salvou dos sets points e colocou pressão no brasileiro. E quando parecia que a virada aconteceria, Belluci achou uma cruzada sensacional e fez 1 a 0.

Foto: Cristiano Andujar/CBT
Foto: Cristiano Andujar/CBT

Apesar de estar 24 posições abaixo do brasileiro no ranking da ATP, Steve Darcis não se desesperou após a derrota na primeira parcial e dominou Bellucci completamente na segunda. O passeio começou no quarto game, quando o dono da casa quebrou o saque do rival e fez 3/1. Bellucci acusou o golpe, teve seu serviço quebrado mais duas vezes e permitiu que o belga vencesse por 6/1, em apenas 39 minutos.

Embalado pela vitória na parcial anterior, Darcis quebrou o brasileiro de cara no terceiro set e confirmou seu saque na sequência. Bellucci até venceu seus dois próximos games de serviço, mas parecia batido depois que o belga conseguiu outra quebra na sétima parcial, fez 5/2 e foi sacar para o set. O brasileiro até devolveu uma das quebras no game anterior, mas voltou a sacar mal e teve seu saque quebrado mais uma vez.

Mesmo em desvantagem, Thomaz começou vivo o quarto set. Depois de salvar duas chances de quebra de Darcis para confirmar seu serviço no terceiro game, o brasileiro deu o troco e teve duas oportunidades de quebrar o serviço do dono da casa, o que também não aconteceu. Melhor para o belga, que quebrou o saque do brasileiro no quinto e sétimo games para fechar o set por 6/3 e o jogo por 3 a 1.

PROGRAMAÇÃO DE BÉLGICA X BRASIL

Sexta-feira 
David Goffin (BEL) 3 x 0 Thiago Monteiro (BRA)
Steve Darcis (BEL) 3 x 1 Thomaz Bellucci (BRA)

Sábado – 9h (de Brasília)
Ruben Bemelmans / Joris de Loore (BEL) x Marcelo Melo / Bruno Soares (BRA)

Domingo – 9h (de Brasília)
David Goffin (BEL) x Thomaz Bellucci (BRA)
Steve Darcis (BEL) x Thiago Monteiro (BRA)

Fonte: G1 esporte

Este artigo está em

Join the Conversation