Projeto Circulação Teatro Sim completa 30 anos, São Martinho receberá espetáculo

No ano em que o Teatro Sim… Por Que Não?!!! de Florianópolis, comemora 30 anos de atuação, o Grupo promove mais uma turnê estadual. O Projeto Circulação Teatro Sim – 30 Anos, apresentará dois espetáculos do repertório do Grupo em 10 cidades catarinenses. Todas as apresentações serão com entrada franca.

O projeto dá sequência às turnês que o Grupo já promoveu: “Festival Itinerante de Repertório”, em 2011, “Pathelin de A a Z”, 2012 e 2013 e II Festival Itinerante de Repertório, 2015, que circularam com grande sucesso por todas as regiões do Estado visitando 60 cidades, incluindo os 10 menores municípios catarinenses. As turnês funcionaram como pilotos para confirmar uma ideia que acalentamos há muito tempo, que é levar espetáculos teatrais de qualidade com o mesmo apuro técnico e artístico com que são apresentados nas capitais e nos grandes centros.

hipotermia-2014_foto-sergio-vignes_ssv_8866
Foto: Sergio Vignes / Divulgação ORS

O Projeto Circulação Teatro Sim – 30 Anos é composto por dois espetáculos do repertório do grupo:

– A Farsa do Advogado Pathelin, indicado para todas as idades, será apresentado em Angelina, Bocaina do Sul, Santa Rosa de Lima, São Martinho e São Pedro de Alcântara;

– Hipotermia, indicado para maiores de 14 anos, será apresentado em Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Rio do Sul.
O Projeto tem o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Funcultural.

Os espetáculos

1) A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN

Um clássico do teatro catarinense, a peça estreou em maio de 1996 e há 20 anos é apresentado, uma façanha no teatro brasileiro. Foram mais de 600 apresentações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina, onde a peça já foi encenada em mais de 90 cidades, incluindo os 10 municípios menos populosos do Estado.

Ao longo desses anos a peça participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 9 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira, com suas interpretações, também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.

Espetáculo recomendado para todas as idades.

Ética em discussão

A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. Esta comédia da astúcia – enganador e enganado – parece celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria. Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade que tanto pode ser do autor como da época que ele retrata. Qualquer semelhança com a época em que vivemos seria uma mera coincidência?

O elenco é composto por Andrés Tissier, Berna Sant’Anna, Ismar Medeiros, Marcos Pacheco e Nazareno Pereira. A operação de luz e som estão a cargo de Sérgio Candido e Mariana Candido. A direção é de Júlio Maurício.

2) HIPOTERMIA

O drama contemporâneo, Hipotermia, é um espetáculo solo interpretado pelo ator Nazareno Pereira, que se lançou a este desafio em comemoração aos seus 30 anos de palco.

O texto de Max Reinert, foi escrito durante uma Oficina de Dramaturgia do SESI Curitiba, orientada pelo dramaturgo e diretor teatral Roberto Alvim. Segundo Roberto Alvim, “os textos produzidos no Núcleo de Dramaturgia do SESI estão entre o que há de mais revolucionário na dramaturgia contemporânea internacional e, muito em breve, irão conquistar o lugar que lhes é próprio no panorama do teatro do século XXI”.

Júlio Maurício destaca que “a peça coloca em cena um homem com seus conflitos, reflexões e lembranças diante do desalento da morte”.
O espetáculo é interpretado por Nazareno Pereira, com operação de luz e som de Andrés Tissier e direção de Júlio Maurício.

14614414_1164499056974642_1940020426_oCRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES NA REGIÃO

Outubro

  • Dia 08 às 20 h – A Farsa do Advogado Pathelin, no Centro de Convivência do Idoso em Santa Rosa de Lima.
  • Dia 09 às 18 h – A Farsa do Advogado Pathelin, no Salão Beira Rio em São Martinho.
Este artigo está em

Join the Conversation