Volta às aulas ocorre semana que vem, confira datas das redes municipais e estadual de ensino

Com o fim do período de férias, é importante prestar atenção ao período de volta às aulas, municípios da região possuem datas diferentes da rede estadual de ensino.

As férias estão acabando e as aulas terão início neste mês de fevereiro. Pais, alunos e professores devem programar-se com antecedência para garantir um retorno tranquilo.

Próximo a este período é comum certa expectativa antes do início de mais um ciclo letivo. No caso das crianças, cabe aos pais conversar com os filhos para que ansiedade e o nervosismo fiquem controlados, pois sempre bate aquele friozinho na barriga para conhecer a turma, a escola e rever os amigos. Ajude-o a organizar o material escolar, dê bons conselhos para que seu filho comece o ano letivo com muita tranquilidade e prepare-o para o retorno à escola. Tenha um tempo para acompanhar o dever de casa da criança.

Cronograma regional

Município Volta às aulas
Armazém 19 de fevereiro
Gravatal 19 de fevereiro
São Martinho 15 de fevereiro
› Quer colaborar com a data de início das aulas de seu município? Confira algumas formas.
– Utilize a caixa “Encontrei um erro” logo abaixo da matéria ou comente-a.
– Envie um e-mail para imprensa@oregionalsul.com
– Mensagem no WhatsApp para: (48) 99667-0982

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Armazém divulgou um comunicado para reforçar a data.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte comunica que as aulas da Rede Municipal de Ensino terão início no dia 19 de fevereiro. Cada aluno deverá comparecer no turno que foi matriculado.
Atenciosamente
Secretária Municipal de Educação
Maura Doerner Bruning

 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Gravatal divulgou na quinta-feira (01), o calendário escolar do ano de 2018:

[…] Em 2018, a volta às aulas está marcada para o dia 19, tanto para as unidades de ensino fundamental bem como para os Centros Educacionais Infantis.
Conforme a Secretária de Educação, Maria Estela Vieira Gomes, o calendário foi definido depois de duas reuniões, tanto com a equipe da secretaria e também com a equipe de gestores das escolas e CEIs. “Em 2017 realizamos vários projetos em nossas unidades escolares, a administração investiu com determinação para poder realizar tudo o que havia sido planejado, tanto que, o índice de investimentos foi de 36% da arrecadação do município, quando a lei de responsabilidade fiscal, (LRF) prevê que o mínimo que o município deve investir é de 25%. ” Concluiu a secretária.
Já o prefeito, Edvaldo Bez de Oliveira, agradeceu através da secretária, o empenho de todos em 2017, pediu que em 2018 todos os profissionais que atuam na educação façam ainda melhor. “Estou muito feliz com o resultado do ano passado, mas como tudo na vida sempre podemos melhorar e fazer mais. ” “E quando se trata de educação, estamos falando do presente e futuro de nossa cidade, é por isso que nossa administração vem investindo recursos para proporcionar a melhor qualidade de ensino.” Para o prefeito, o fato da administração ter investido 11% além do exigido por lei mostra o compromisso da administração com a educação.
[…]
Comunicação Social/PMG

 

Rede estadual de ensino

As aulas da rede estadual de educação têm início no dia 15 de fevereiro.

PUBLICIDADE

O período de matrículas na rede estadual de ensino de SC encerra nesta quarta-feira (7). Pais e responsáveis por estudantes devem procurar a escola mais próxima de casa para efetuar a matrícula no ensino fundamental, médio, profissionalizante e para o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

São Martinho

De seis a nove de fevereiro, as Unidades de Ensino estarão realizando o planejamento e organizando as escolas para receber os alunos no dia 15 de fevereiro, quando inicia o ano letivo nas escolas públicas municipais.

Documentos necessários para realizar a matrícula

  • Certidão de nascimento.
  • Carteira de Identidade.
  • Atestado de frequência com indicação da etapa e ano em 2017 ou histórico escolar.
  • Comprovante de residência atualizado, até três meses antes da matrícula.
  • 1 foto 3×4 (opcional).
  • Carteira de vacinação, para os estudantes do ensino fundamental.
  • Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

Os alunos do ensino médio podem optar por diferentes modalidades, entre elas: Regular, Inovador (EMI), Integrado Educação Profissional (EMIEP) e Integral em Tempo Integral (EMITI). O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) oportuniza ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente. São 145 escolas com este modelo atualmente no Estado.

Este artigo está em

Join the Conversation