Reta final: faltam apenas seis dias para o Enem 2017

Primeira prova será aplicada no domingo, dia 5. Estudante tem entre 12h e 13h (horário de Brasília) para entrar na escola onde fará a prova.

O ENEM deste ano sofreu algumas alterações, principalmente em relação as datas, nos anos anteriores o mesmo era aplicado em um final de semana, no sábado a prova de ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. A versão 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em dois domingos, 5 e 12 de novembro.

Os candidatos foram alocados de acordo com o endereço residencial indicado no ato da inscrição. A recomendação é para que os estudantes façam uma visita ao local de provas com antecedência, para conhecer o trajeto até lá e evitar imprevistos que provoquem atrasos. Os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília), e quem não chegar antes perderá o Enem.

Cada candidato poderá ver o endereço do seu local de provas no cartão de confirmação, disponível em enem.inep.gov.br/participante.

Cartão de confirmação do ENEM 2017. (Divulgação ORS)

5 competências de avaliação da redação:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Este artigo está em


Join the Conversation