Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica.Considerando a realidade que ora se apresenta, ou seja, com 10% da população apresentando algum tipo de deficiência e que 70% delas poderiam ser evitadas, este trabalho teve como foco a educação na prevenção da deficiência. O custo da prevenção é significativamente menor do que os programas que se fazem necessários após a instalação da deficiência. Inverter os rumos deste processo, se faz necessário!

Com esse pensamento aconteceu na cidade de São Ludgero, uma corrida rústica que envolveu todas as APAEs da encosta da Serra, ou seja, estiveram presentes as cidades de Armazém, Braço do Norte, Gravatal, Grão Pará, Orleans, São Ludgero, São Martinho e Rio Fortuna. O evento está na sua sexta edição e acontece sempre no mês de agosto de cada ano e cada ano o evento acontece em uma cidade diferente.

O intuito desse evento não é a disputa de posições e sim levar os alunos a um momento de descontração e amizade. Alegria, animação, sorrisos e superação não faltaram a todos os participantes e todos que participaram tiveram seu momento de destaque.

Como diria o cantor Cazuza, “olhe o mundo com a coragem do cego, entenda a palavra com a atenção do surdo, fale com as mãos e com os olhos, como fazem os mudos”. Parabéns a todos envolvidos neste nobre trabalho e vida longa para todos.

Nas fotos, alunos de APAEs de Região.

Este artigo está em

Join the Conversation