Novo conceito para o Windows 10 ser utilizado por idosos

Em um exercício da matéria de Interface Humano Computador do curso de Ciência da Computação, eu e um colega fomos desafiados a desenvolver um protótipo que poderia ser aplicado às tecnologias atualmente existentes, com a finalidade de melhorar a acessibilidade destes dispositivos por pessoas idosas. Logo de cara, pensamos em uma interface mais limpa, maior e de fácil utilização por estas pessoas que acabam não utilizando computadores por sua complexidade.

Neste conceito, o que poderia ser aplicado, seria que, ao configurar um novo computador em seu primeiro uso ou ao criar uma nova conta, através da função CONTAS DE USUÁRIOS do Windows, o sistema poderia dispor da função nova conta de MODO IDOSO, assim todo o visual seria modificado para funções básicas, onde não é possível alterar funções no computador, somente seja possível utilizar os aplicativos/programas já nativos. Outro detalhe interessante foi a utilização de cores escuras com a finalidade de diminuir o esforço visual necessário, os ícones e fontes super ampliados, para melhor leitura.

Interface Modo Idoso

 

Recursos do conceito

  • Fontes ampliadas para melhor leitura
  • Cores de contraste escuro para menor esforço visual
  • Ícones de aplicativos com nomes relacionados a sua função (Ex.: Spotify: Música)
  • Área de trabalho passa a se chamar: início (para melhor entendimento)
  • Caixa de pesquisa logo abaixo da hora, para pesquisas na internet sem necessidade de visitação do site de busca (neste caso Google)
  • Botão maximizar removido, para não causar confusões
  • Barra de tarefas dispõe apenas de volume e nível da bateria, em caso de portáteis

É que, mesmo neste conceito com a utilização de uma resolução FULL HD (1920×1080 pixels), como os ítens estão ampliados, a resolução é mal aproveitada, porém deve-se levar em consideração que para pessoas mais idosas o que importa é atender suas necessidades, com fontes e objetos de tamanho extravagante.

 

Dupla desenvolvedora do conceito: Tiago Boeing e Leonardo Jacob May

*Este conceito não é realidade no Windows, muito menos é promessa da Microsoft, esta matéria é apenas uma sugestão do que o Windows ou outros sistemas operacionais deveriam dispor para antender este público diferenciado.

Este artigo está em