Acadêmicos de Ciência da Computação da Unisul de Tubarão realizam evento com palestras gratuitas sobre tecnologia

Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) estão realizando um evento de tecnologia para toda a comunidade da área, sejam eles desenvolvedores, gestores, estudantes e outros profissionais. A entrada é gratuita, para qualquer um dos dias, é possível o participante participar de todas as datas, desde que garanta seu ingresso online, para isto basta preencher um formulário e informar seu nome no momento do check-in, na entrada do evento.

Em sua primeira edição, o evento denominado inicialmente como Tubarão Meeting acontecerá de 25 a 29 de junho, no auditório do bloco Cettal (G) na Unisul, campus de Tubarão/SC. A participação além de gratuita, não se restringe apenas aos acadêmicos do curso, qualquer pessoa pode participar, não é necessário ser estudante ou profissional da área.

Na programação, além das apresentações de TCC’s do curso, constam três projetos desenvolvidos por acadêmicos ao longo do semestre em uma das matérias e palestras de profissionais da área. Confira a programação:

  • Segunda e terça-feira (25, 26/06) – apresentação de TCC’s, a entrada estará liberada, a retirada do ingresso no site fica opcional e não haverá exigência de check-in.
  • Quinta-feira (28/06) – Projetos: Biblioteca dos Cursos, DoeBem e Estacionei; Palestras: Cloud, o futuro? [Alexandre Zanelatto]; Facilite sua vida com Maven, Java 8 e Github [Jhonatan Serafim] e O papel do Desenvolvedor no sucesso da empresa [Henrique Fontana].
  • Sexta-feira (29/06) – Management 3.0 e as novas práticas de gestão de projetos [Taynara Rechia]; Aplicativos híbridos com Ionic [Alexandre Zanelatto] e Aplicação funcional em 10 minutos com JHipster [Tiago Boeing].

O objetivo é de que seja possível compartilhar conhecimento das tecnologias que estão sendo utilizados pelas empresas atualmente no mercado, bem como abordar as que se encontram em alta ou podem facilitar o desenvolvimento. As palestram não se limitam apenas a assuntos técnicos, há também temas focados aos que possuem interesses na área de gestão de projetos. › Mais informações em tubaraomeeting.computacaounisul.com

Quem são os palestrantes?

Alexandre Zanelatto: Apaixonado pelo que faz. Com 4 anos de experiência vem trabalhando atualmente nas áreas de desenvolvimento, arquitetura de software, DevOps e Cloud, em aplicações SaaS e IPaaS. Acredita em metodologias ágeis, empreendedor e intra-empreendedor. (Arquiteto e Desenvolvedor na Supero TI)

Henrique Fontana: Atua há 12 anos na área de TI, como desenvolvedor, analista de sistemas, scrum master e líder de equipe. Formado em Análise de Sistemas pela Unisul e Gerenciamento de Projetos pela Estácio de Sá, acredita em metodologias ágeis, times multidisciplinares, colaboração entre diferentes papéis e busca constante por melhores práticas para alcançar, em equipe, maior eficácia, qualidade e satisfação profissional. (Líder de equipe na Trier Sistemas)

Jhonatan Serafim: Atua há 8 anos na área de TI, trabalhando como analista de sistemas, desenvolvedor e referência técnica. Formado em Ciência da Computação pela Unisul, apaixonado por códigos, lógica de programação e trabalho em equipe, busca estar sempre atualizado. (Referência Técnica e Desenvolvedor na Trier Sistemas)

Taynara Rechia: Formada em Ciência da Computação pela Unisul. Trabalha na área há 5 anos e já atuou como professora de informática, analista de processos, líder e consultora de gestão de projetos, atualmente é desenvolvedora frontend. Realizada com a profissão, adora aprender novas tecnologias. É apaixonada por gerenciamento de projetos de software acredita que para ter um software bem desenvolvido e entregue com qualidade ele precisa de gestão, um ambiente colaborativo e equipe motivada. Preza pelo compartilhamento de conhecimento e geração de valor na comunidade profissional. (Desenvolvedora frontend na OSTEC Business Security)

Tiago Boeing: Estudante de Ciência da Computação na Unisul e formado em Técnico em Informática para Internet no CEDUP Diomício Freitas. Desenvolvedor há 8 anos, atualmente trabalha como jornalista responsável pela redação do O Regional Sul, para o qual escreveu alguns artigos e desenvolve ferramentas para a área de notícias. (Jornalista e Desenvolvedor no O Regional Sul)

Projetos desenvolvidos por acadêmicos

Biblioteca dos Cursos: de interesse ao meio acadêmico, tem o intuito de disponibilizar fácil acesso, organizar e centralizar os conteúdos utilizados ao longo da jornada acadêmica, auxiliando assim alunos nos estudos e professores no planejamento de suas atividades.

Doe Bem: é um projeto que visa ajudar as instituições na arrecadação financeira através de doações. O mesmo possibilitará transparência nos recursos doados. Existem muitas pessoas dispostas a realizar doações, porém uma das preocupações relaciona-se a confiabilidade da instituição que irá receber.

Estacionei: visa dar uma mãozinha para donos ou funcionários de pequenos estacionamentos. Sua finalidade é prover facilidade de uso, mobilidade e redução de custos para os seus usuários, pois nem todos os locais tem condições de contar com um computador, ou sistema que possui o triplo de funcionalidades das fundamentais para operação de seu negócio.

Este artigo está em

Join the Conversation