SC terá semana mais fria do ano com mínimas de -4°C

Uma intensa massa de ar frio de origem polar deve derrubar as temperaturas, dando início à primeira onda de frio intenso na próxima semana em Santa Catarina, com mínimas que podem chegar aos -4°C e possibilidade da ocorrência de neve.

De segunda (16) à sexta-feira (20), o Estado irá registrar a semana mais fria do ano até agora, de acordo com informações do meteorologista Piter Scheuer. “Será uma semana bem fria. Congelante mesmo. Até o momento é a massa de ar fria mais intensa do ano”, explicou.

Durante o próximo fim de semana as nuvens voltam a predominar com chuva isolada em Santa Catarina. Conforme informações da Epagri, esta condição é gerada por uma área de baixa pressão e a formação de uma frente fria. Segundo a instituição, a neve também está relacionada a essas condições.

No decorrer da tarde e noite do domingo (15) uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, entre terça (17) e quarta-feira (18) são esperadas temperaturas abaixo dos 10°C em todo o Estado. Nos pontos mais altos da Serra pode fazer entre -2°C e -4°C. Entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis serrana, e entre 5°C e 10°C no Litoral e Vale do Itajaí.

E a neve?

De acordo com o informe da Epagri, é cedo para afirmar que haverá neve, mas há indicativos especialmente no Planalto Sul catarinense.

Entre terça-feira (17) e quarta-feira (18) a condição pode ser registrada, pois é esperada elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e o Rio Grande do Sul, e temperaturas baixas de -1°C a 5°C. A combinação favorece a ocorrência de neve.

Segundo o órgão, também pode haver geada e para formação do fenômeno é necessário umidade relativa do ar e temperatura baixas. Essa condição deve ocorrer a partir de quinta (19), com temperaturas mínimas negativas.

 

Com informações de ND+

Este artigo está em

Join the Conversation