Operação do Núcleo Rondon da Udesc atende municípios do Sul de SC até dia 22

O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está prestes a iniciar a Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão. O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está prestes a iniciar a Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão.

A abertura das atividades ocorreu na quarta-feira, 12, no Cine Teatro Mussi, em Laguna, com as presenças do vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e do secretário-executivo regional de Laguna, Luiz Felipe Remor, além dos mais de 300 participantes (acadêmicos e servidores).

Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

Confira a lista preliminar das equipes. A Operação Caminhos do Sul será realizada nos seguintes municípios:

  1. Armazém

  2. Balneário Rincão

  3. Braço do Norte

  4. Cocal do Sul

  5. Garopaba

  6. Gravatal

  7. Imbituba

  8. Jaguaruna

  9. Laguna

  10. Morro da Fumaça

  11. Nova Veneza

  12. Orleans

  13. Paulo Lopes

  14. Pedras Grandes

  15. Pescaria Brava

  16. Sangão

  17. Santa Rosa de Lima

  18. São Ludgero

  19. São Martinho

  20. Treviso

  21. Tubarão

  22. Urussanga

O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Atuação do NER

Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.
O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

  • Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8029 e 3664-8143, das 13h às 19h, e pelo e-mail projrondon09@gmail.com.

Este artigo está em

Join the Conversation