Circulou nas redes sociais: motorista de caminhão e suposto xingamento

Em uma postagem na rede social, Facebook, em 10 de abril, um munícipe de São Bonifácio comentou: “Cadê o prefeito de São Bonifácio que permite um funcionário da prefeitura utilizar um caminhão [da prefeitura] e parar em frente da casa de um cidadão para ficar xingando a moradora, isso que há crianças presentes. Parabéns prefeito”. Logo em seguida, utilizando de seu perfil particular o prefeito respondeu: “Com certeza estamos trabalhando no sentido de buscar o desenvolvimento do município. Neste pequeno período de três meses a frente da prefeitura, muitas coisas temos buscado realizar. Os ajustes financeiros, a valorização do bom funcionário. Estamos buscando com todos os esforços, manter as rede de estradas do município, apesar do longo período de chuva, e mesmo sem barreiras estamos nos esforçando para isto. Já adquirimos por convênio junto a secretaria da agricultura um trator agrícola, para nossa patrulha mecanizada, uma emenda parlamentar no valor de 250.000,00 que será aplicada, tão logo liberada, na construção da ponte sobre o rio Capivari. Na comunidade do Rio Atafona I, Estamos em processo de licitação, pelo estado, do CRAS para nosso município. estamos legalizando as barreiras (saibro e cascalhos) junto aos entidades Ambientais do estado, bem como trazer ao município o convênio para trazer a responsabilidade ao município dos licenciamentos Florestais, dando maior agilidade as licenças necessárias para o bom andamento das atividades agrícolas. Estes são apenas algumas atividades dentre tantas que temos buscado solução, junta as esferas estadual e federal. Porém sim, estamos trabalhando, estamos cobrando de nossos funcionários responsabilidade, respeito e disciplina, o Sr. sabe disto, mas antes de tudo espírito de equipe e dignidade. Com certeza iremos averiguar o ocorrido. Grato pela sua dedicação e fique certo que iremos tratar este fato com toda a importância necessária. Muito obrigado.”

Avaliando pela quantidade de curtidas (recurso que permite pessoas ‘concordarem’ com algo na rede social) o prefeito obteve o apoio popular em seus comentários. Julgando pelo suposto ato deste motorista, caso realmente tenha acontecido, nenhum funcionário público possui o direito de injuriar ou caluniar qualquer indivíduo, seja ele munícipe ou não, mesmo que tenha sido agredido de forma verbal ou física no exercício de sua profissão. Quanto a esta possibilidade a legislação prevê no artigo 331 do código penal: desacato ao funcionário público durante o exercício de sua profissão ou em função dela é passivo de multa ou detenção de seis meses a dois anos. Caso isto tenha acontecido, caberia ao funcionário denunciar e de nenhuma forma revidar a suposta agressão.

O fato pode ser considerado irrelevante para muitos, porém é necessário frisar a importância dos relatos, sempre que houver problemas o recomendado é ligar diretamente para a prefeitura através de vias administrativas, caso não haja solução resta procurar a promotoria através de meios judiciais. Devido a burocracia, a forma mais fácil e rápida se torna através das redes sociais e imprensa, porém toda forma de manifestação é válida, com base na constituição federal de 1988. Tenha a certeza de que nós do O Regional Sul estamos sempre ligados no que acontece nas redes sociais.
Em contato com a prefeitura municipal de São Bonifácio, através da assessoria de comunicação fomos repassados ao prefeito do município, o mesmo informou que a situação chegou ao conhecimento do órgão e que foi tratada com importância, o funcionário foi chamado para esclarecer o acontecido, porém foi possível concluir outra versão do ocorrido, não se tratando de uma situação trabalhista, sendo assim o problema foi solucionado.
Tentamos contato com o autor da publicação na rede social, porém sem êxito.

Este artigo está em

Join the Conversation