Primeira etapa do parque municipal da Pedra do Frade já tem data de licitação

Nesta fase do projeto será construído o pórtico de entrada, um mirante, passarela de acesso à Pedra do Frade, bloco administrativo, mobiliários e o cabeamento subterrâneo​.

Uma enigmática pedra ao norte do município sempre atiçou a curiosidade dos moradores e turistas. A incógnita de como o rochedo ficou inclinado há milhares de anos deverá ganhar mais um capítulo com a construção do Parque Municipal da Pedra do Frade. Localizado oito quilômetros do centro de Laguna.

Primeira etapa do projeto deve ser licitada no dia 21 de agosto com a construção do pórtico de entrada, um mirante, passarela de acesso, bloco administrativo, mobiliários e o cabeamento subterrâneo. Com recursos de  R$ 1.218.750,00, do Ministério do Turismo e 280.979,83 de contra-partida, totalizando R$1.464.333,49 (um milhão e quatrocentos e sessenta e quatro mil e trezentos e trinta e três reais e quarenta e nove centavos).imagem 1

“O carinho dos lagunenses pelo ponto turístico é unânime. Apesar da distância e acesso dificultado, fazem questão de levar turistas para conhecerem a Pedra”, salientou o arquiteto responsável pelo projeto Victor Fagundes.

O parque a ser implantado é uma intervenção de baixo impacto, garantindo a preservação dos recursos naturais. Os atrativos são os elementos construídos que adequarão a mobilidade do sítio com espaços e edifícios projetados para receber pessoas e contemplar a paisagem existente.

Para o prefeito Everaldo dos Santos, o Parque será o novo cartão postal do município, também irá incrementar o turismo da região.

O chefe do poder executivo pretende finalizar todo o complexo do empreendimento. Na última semana, esteve em Brasília em busca de mais recursos para as próximas etapas de conclusão do Parque e para pavimentação do acesso ao local paradisíaco pela praia do Sol até a praia do Gi.

p.do frade GÊ-ago2015 (4)

A inquietação acerca da sua formação

A Pedra do Frade recebeu esse nome devido à semelhança com o rosto de um padre franciscano. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, a pedra está apoiada sobre três pontos em um costão rochoso de inclinação de aproximadamente 45º com outra pedra sobre ela, com tamanho reduzido. Esta conformação aparenta desafiar a lei da gravidade e são inúmeros os mitos sobre a formação desta rocha.imagem 2

Os estudiosos relatam duas histórias sobre o monumento: a primeira diz que a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região, há mais de três mil anos. A outra aponta a Pedra do Frade como o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Existe também a crença que a pedra é obra de seres extraterrestres e quem a abraça consegue sentir uma energia fora do normal. O historiador Carlos Marega acredita que a Pedra do Frade está sobre um ponto de distúrbio magnético terrestre, assim como, ocorre no Triângulo das Bermudas.

Alguns ditos populares também são conhecidos como a presença de ouro dentro da pedra e também a saída de feixes luminosos à noite.

O fato é, assim como em pedras  enigmáticas como Stonehenge, no Reino Unido e a Cama de Anchieta, Itanhaém, São Paulo, que o grande atrativo do elemento é a inquietação acerca da sua formação.

nascer do sol na pedra do frade 30dez09 (125)

FONTE: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna

Este artigo está em