Neste mês: São Bonifácio realizou a primeira edição do Stammtisch

Em nome de uma causa comum (A Revitalização do Salão Paroquial), grupos de amigos se reuniram para festejar na Avenida 29 de Dezembro, centro do município.

O município de São Bonifácio é mais uma das cidades a realizar a Stammtisch, esta tradicional festa ocorreu no sábado, 05 de agosto, na Avenida 29 de Dezembro, que se tornou o palco da celebração da amizade e da 1ª edição do Stammtisch no município. Na festa não faltou comida boa e chope (Schornstein), muitas brincadeiras e muita música (Banda Humanação).

Stammtisch é uma tradição da cultura germânica que remete aos séculos já passados, quando os lenhadores alemães, após um dia árduo de trabalho, cortavam uma árvore ao meio e usavam seu tronco para uma reunião com comida, bebida e discussão dos então atuais problemas profissionais e da sociedade. No Brasil foi adaptada e o evento é celebrado em vários municípios, normalmente ocorre ao longo de um dia, onde amigos e familiares se reúnem para beber e degustar de uma boa comida. Os integrantes de um grupo são responsáveis por providenciar o alimento, semelhante a um piquenique.

Edson Tobias Kraus / Divulgação ORS

O evento no município teve uma causa nobre, a Revitalização do Salão Paroquial, que pertence a Igreja Matriz da paróquia de São Bonifácio. De acordo com o Pe. Sílvio, pároco da cidade e organizador do evento, tudo isso só foi possível graças a ajuda feliz e motivadora de alguns amigos paroquianos e de cidades vizinhas, tais como o Sr. Mário Milton Müller de São Pedro de Alcântara. “Sustentados no nosso apoio enquanto Igreja (CPC), que acreditaram e fizeram juntos conosco tal evento acontecer maravilhosamente.” Aproveita a oportunidade e ressaltou ainda que, o que era para ser apenas uma ajuda a questão particular da obra da Revitalização do Salão Paroquial, tornou-se uma grande celebração da unidade e da alegria do povo de São Bonifácio e visitantes. “Me sinto muito honrado em poder estar contribuindo junto com meus paroquianos para essa nova realidade de aproximação e de renovação da cidade”, completou Pe. Sílvio Kremer.

No total, essa primeira edição do Stammtisch em São Bonifácio contou com a participação de 19 grupos, evento considerado um êxito, por se tratar da primeira edição no município. Os números foram positivos, a festa rendeu bons lucros e que sem dúvidas irão colaborar para a realização da obra de Revitalização do Salão Paroquial.

Edson Tobias Kraus / Divulgação ORS

Aos apreciadores e fãs da festa, os organizadores informam que a ideia foi  ‘abençoada’ pelo Padre e que em 2018 com certeza a 2ª edição do evento será realizada. Ainda mais bonita e renovada, com a participação de mais grupos, além daqueles que se fizeram presentes neste primeiro evento da Stammtisch. Ein Prosit! (Um brinde!)

Esta matéria e as fotos são uma colaboração de Edson Tobias Kraus.

Saiba mais

Este artigo está em

Join the Conversation