Deputado propõe Política Estadual de Turismo Sustentável

Florianópolis – Começou a tramitar na Assembleia Legislativa o projeto de Lei 230.7/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que propõe a criação de uma Política Estadual de Turismo Sustentável, possibilitando a implementação de instrumentos de fortalecimento para o setor de turismo.

O texto propõe diversificar as linhas de crédito para adequação de empreendimentos, padronização de serviços e posturas e qualificação profissional, propiciando condições de competitividade para estes empreendimentos, além de estimular a integração entre os órgãos governamentais, iniciativa privada e comunidades tradicionais buscando melhor proveito das potencialidades turísticas de todas as regiões do estado.

O setor turístico catarinense é composto, em 95%, de pequenos empreendedores que necessitam de políticas de apoio para se adequarem às exigências deste novo perfil dos turistas. “A geração que nos visita hoje tem preocupações diferentes daquelas da década passada. Eles tem um ferramentas tecnológicas onde colhem informações de outros turistas sobre respeito ao meio ambiente, padrões de atendimento e integração com a comunidade. Sustentabilidade passa a ser palavra de ordem para garantir protagonismo no setor”, explica Valduga.

Em Santa Catarina, os resultados do setor sofreram queda significativa na última temporada, não só no número de turistas, mas na quantidade de dinheiro gasto pelos visitantes, com queda superior a 30%. Um dos pontos para a redução de gastos no acesso a tecnologia, como aplicativos e redes sociais, onde as avaliações dos usuários interferem diretamente na escolha de locações e atividades.

O turismo corresponde a 9% do PIB mundial. A cada 11 empregos, um está no setor. No mundo, todos os anos, são mais de 1,5 trilhões de dólares provenientes do turismo, o que corresponde a 6% das exportações mundiais, e 30% dos serviços exportados.

Este artigo está em


Join the Conversation