Ex-prefeito de São Martinho, José Schotten faleceu na manhã de hoje (08), confira sua trajetória política

O velório será hoje (08) a partir das 18 horas no Salão Beira Rio e a missa de corpo presente acontece amanhã (09) às 9 horas na Igreja Cristo Rei, em São Martinho.

Descendente de alemães, José Schotten com certeza foi motivo de orgulho para seus pais, esposa, filhos, netas e a população são-martinhense durante o tempo em que esteve vivo. Sua morte, nesta manhã (08), por complicações após passar por uma cirurgia cardíaca, encerra a história deste homem simples, que desempenhou com destreza vários mandatos políticos e honrou sua família com sua existência.

José Schotten, ou como gostava de ser chamado, Zecão deixa sua esposa Laura Loch Schotten, três filhos, Clayton (In Memorian) Maria Jucélia e Zenóbio e cinco netas. O velório acontece hoje (08) a partir das 18 horas e a missa de corpo presente na manhã do dia nove, às 9 hora na Igreja Cristo Rei, em São Martinho.

Um pouco de sua história

Como pessoa pública que era, sempre foi bem recebido por seus amigos e respeitado por seus adversários políticos. Não completou o ensino fundamental, mas nunca lhe faltaram letras, nem números para trabalhar e exercer seus mandatos. Zecão foi vice-prefeito de São Martinho 1997-2000 e, foi o único até o presente momento, a comandar o Poder Executivo Municipal por três vezes: 2001-2004; 2005-2008; 2013-2016. Porém quem conheceu Zecão sabia que o gabinete não era o lugar que ele mais gosta de estar. Por isso, estava junto dos servidores públicos, orientando e até, mesmo conduzindo o caminhão. Sempre supervisionando as obras de perto e para estar junto da população, buscando o melhor para São Martinho.

Homenagem

O atual Prefeito Municipal de São Martinho, Robson Jean Back expõe seu sentimento de perda e expressa a parceria que teve com o ex-prefeito Zecāo, no tempo em que foi seu vice-prefeito. “É difícil medir e resumir o tempo que trabalhamos juntos. Sempre foi uma relação de respeito mútuo. Por isso, expresso meus sentimentos à família e peço a Deus que permita seu descanso eterno, pois será merecido por tudo que fez por São Martinho, em seus 16 anos de vida pública, e tantos outros de trabalho e dedicação à comunidade”, afirmou Robson. A esposa de Back, primeira dama, Angela Sehnem Back também aproveita o ensejo para manifestar sua solidariedade à família, e especialmente à viúva Laura com a qual efetuou vários trabalhos em conjunto, na gestão anterior. “Acredito que é um momento muito doloroso, especialmente, para à família. Mas também sei que ele fez muito pelo município e pelas pessoas que necessitavam e, por isso, Deus saberá recompensá-lo”, expressou ela.

Resumo político

Zecão, como conhecido tem um histórico político vasto no município de São Martinho. Lançou-se candidato a vice-prefeito ao lado de Norvaldo Maas em 1996, onde sua carreira política teve início.

No ano 2000 foi candidato a prefeito e teve como vice, Bruno Steiner, vencendo a eleição com 1.276 votos válidos, 51,35%. Reeleito quatro anos depois, em 2004, como prefeito e seu vice Wilson Schmitz. Sua última candidatura foi em 2012, com o então prefeito Robson Jean Back de vice. Foram eleitos com uma diferença de 70 votos, 1.496 votos válidos, sendo 51,20%.

PUBLICIDADE

A última participação pública de José Schotten foi na inauguração do Centro de Atendimento ao Turista no fim do mês de julho.

Notas oficiais

AMUREL – Foi presidente em 2008

“A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) comunica com pesar o falecimento, hoje (8), do ex-prefeito de São Martinho, José Schotten, aos 67 anos, conhecido entre amigos, familiares e pessoas mais próximas pelo carinhoso apelido de Zecão. José Schotten também foi presidente da Amurel de 26 de fevereiro de 2008 a 31 de dezembro do mesmo ano, durante o segundo de seus três mandados frente ao Executivo Municipal de São Martinho.
Zecão deixa a esposa Laura Loch Schotten, três filhos, Clayton (In Memorian), Maria Jucélia e Zenóbio e cinco netas.
A missa de corpo presente será nesta quinta-feira (09/08), às 9hs, na Igreja Matriz Cristo Rei, no centro de São Martinho.
O prefeito municipal de São Martinho, Robson Jean Back, e também presidente da Amurel, decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo em seu município, amanhã (09).
A diretoria da Associação e seus colaboradores pedem a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.”

SÃO MARTINHO – Foi prefeito e vice (4 mandatos)

“Nota de pesar – É com todo pesar que vimos trazer a triste notícia do falecimento do ex-prefeito de São Martinho, José Schotten, aos 67 anos. Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade.
José Schotten será um político que fará falta no município. Com um currículo respeitado foi uma vez vice-prefeito (1997-2000), comandou o Poder Executivo Municipal por três vezes: 2001-2004; 2005-2008; 2013-2016.
Também foi presidente da Amurel – Associação dos Municípios da Região de Laguna (26/02/2008 a 31/12/2008).
José Schotten, mais conhecido por Zecão, deixa a esposa Laura Loch Schotten, três filhos, Clayton (In Memorian) Maria Jucélia e Zenóbio e cinco netas.
A missa de corpo presente será nesta quinta-feira (09/08), às 9hs, na Igreja Matriz Cristo Rei, no centro de São Martinho.
O prefeito municipal de São Martinho, Robson Jean Back decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo nesta quinta-feira (09).
Não temos palavras para expressar o que significa esta perda.
Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor.
Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda e os console.
Prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

Administração Municipal de São Martinho
Robson Jean Back – prefeito
Jerry Luiz Steiner – vice-prefeito
Secretários e servidores.”

ARMAZÉM

“A Prefeitura Municipal de Armazém manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do Ex-Prefeito de São Martinho, José Schotten, carinhosamente conhecido por Zecão, ocorrido nesta manhã, às 10 horas, do dia 08 de agosto de 2018. Diante dessa perda irreparável de um homem que dedicou sua vida a São Martinho, toda cidade de Armazém se solidariza com os familiares e amigos, rogando a Deus conforto para todos nesse momento extremamente triste para nosso povo.
O Prefeito Municipal de Armazém, José Benjamin Arent, também expressa seus sentimentos através deste comunicado, por se tratar de um correligionário de seu partido, o PP e, ainda, por ser seu amigo pessoal desejando conforto a todos os seus familiares.

Administração Municipal de Armazém
José Benjamim Arent – prefeito
Luiz Mendes – vice-prefeito
Secretários e servidores.”

Este artigo está em

Join the Conversation