Em posse da Fecam, Colombo destaca a importância das parcerias entre Governo do Estado e prefeituras

O governador Raimundo Colombo participou nesta quarta-feira, 28, da posse da nova diretoria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis. A cerimônia marcou a transmissão do cargo de presidente da entidade do prefeito de Taió, Hugo Lembeck, para o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori.

“A parceria com as prefeituras é fundamental. Sabemos da importância e das responsabilidades de cada município e do dever do Governo do Estado em ser parceiro para somarmos forças e fazer sempre o melhor possível. Temos muitos programas que fazemos juntos, como o Fundam, o Badesc Cidades Juro Zero e tantos outros”, destacou Colombo.

O Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) é um programa que está garantindo o repasse de R$ 600 milhões para as 295 prefeituras catarinenses. Todos os municípios de Santa Catarina já cadastraram propostas e os que não celebraram convênios em 2014 terão os projetos assinados neste ano.

Já o Badesc Cidades Juro Zero é um programa de financiamento de obras e compra de equipamentos para as prefeituras sem a cobrança de juros. Em 2014, a linha de crédito atendeu mais de 100 municípios, liberando cerca de R$ 230 milhões em financiamentos. O recurso pode ser pago em até quatro anos, com um ano de carência e sem juros.

O novo presidente da Fecam, José Claudio Caramori, também destacou a importância desses programas de parceria com o Governo do Estado. “Em Santa Catarina, o relacionamento que temos com o Governo do Estado é excelente. Temos a receptividade do governo, a participação efetiva nas decisões e reconhecemos que a atividade governamental no Estado tem premiado os municípios de forma indistinta, vale salientar o exemplo do Fundam, um o concreto de auxílio do Governo do Estado aos municípios catarinenses”, explicou.

Caramori também apontou as principais bandeiras para a nova gestão: “O trabalho da Fecam é fortalecer os municípios, preparar as pessoas para a excelência do serviço público e representar as pautas municipalistas que são importantes para todas as prefeituras brasileiras. Temos que fazer com que as administrações municipais tenham mais recursos para gerir as necessidades e atender as demandas sociais, tudo acontece nos municípios, mas a maior parte da receita do bolo tributário nacional vai para o governo central”.

Diretoria da Fecam empossada nesta quarta-feira:
Presidente – José Claudio Caramori – prefeito de Chapecó (AMOSC)
1º vice-presidente – Hugo Lembeck – prefeito de Taió (AMAVI)
2º vice-presidente – Leonel José Martins – prefeito de Balneário Piçarras (AMFRI)
3ª vice-presidente – Sisi Blind – prefeita de São Cristóvão do Sul (AMURC)
1º secretário – Luiz Carlos Xavier – prefeito de Otacílio Costa (AMURES)
2º secretário – Antonio João de Fáveri – prefeito de Jacinto Machado (AMESC)

Mais informações sobre a Fecam no site da entidade.

Este artigo está em