Captação múltipla de órgãos é realizada no HNSC

Com mais de 3 horas de cirurgia, a equipe do Incor – Instituto do Coração, de São Paulo e da SC Transplantes realizaram hoje, dia 14, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, a captação múltipla de órgãos de um homem de 22 anos de idade. Após constatação da morte encefálica, e autorização dos familiares do paciente, o procedimento teve início. Foram retirados o coração, os dois rins, o fígado e as duas córneas.

Esta foi a segunda captação de coração realizada no HNSC e contou com a participação do cirurgião cardiotorácico e integrante da equipe de Transplantes do Incor, Dr. Ronaldo Honorato e do Dr. Carlos Imberg. O órgão foi encaminhado para São Paulo. Os restantes foram para Florianópolis e Blumenau, em Santa Catarina. A captação teve também a participação do Dr. Fernando Miranda, da SC Transplantes.

Todo o processo de captação é intermediado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HNSC. Somente neste mês foram realizadas duas captações múltiplas de órgãos no Hospital de Tubarão.

IMG_0484

FONTE: A.I. HNSC

 

Este artigo está em