Um adeus de quem conseguiu o maior recurso para Armazém

O ano de 2020 está chegando ao fim e com ele o mandato de muitos Prefeitos na região.

Na cidade de Armazém, José Benjamin Arent se despede de seu mandato de quatro anos.

Nascido e vivendo até os dias de hoje na cidade de Armazém, José Benjamin Arent é filho de Benjamin Arent e Cecília Heidemann Arent, casado com Vanda Corrêa Arent e Pai de Itálo, Alvaro e Alisson.

Trabalhou até os dezoitos anos na agricultura familiar e completando a maioridade, mudou de vida, como ele mesmo conta, “ajudei minha família na lavoura até os 18 anos, foi quando servi o exército, na função de guarda presencial na cidade de Brasília, isso aconteceu no ano de 1974 até 1975, onde tive um grande aprendizado”.

Após retornar do serviço militar, Zé Arent, como é mais conhecido, retornou ao trabalho na lavoura, porém a vida teve mudanças novamente, “após retornar, continuei trabalhando com meus Pais, até que fiz o concurso para a Prefeitura em 1978 e fui aprovado. Trabalhei por mais de 30 anos como funcionário de carreira”. Hoje como já relatamos, está como Prefeito e um ciclo está se encerrando neste ano.

Formado como técnico de contabilidade pela escola técnica de Tubarão e Ciência Contábeis pela Unisul, também de Tubarão, José Arent não pensava em entrar na Política, até que em 2008 tudo mudou, “sinceramente eu não pensava em ser político, apenas em fazer meu trabalho, porém em 2007 surgiu a oportunidade de nos sermos candidatos, não vencemos as eleições, porém fui meu inicio na política”.

Para seguirmos em um trabalho novo, tudo exige empenho e dedicação e não foi diferente com José, como ele mesmo afirma, “ser Político não é fácil, nós somos julgados 24 horas por dia, ainda mais com as redes sociais. Em um município pequeno é ainda mais difícil já que temos que fazer um corpo a corpo com a população, mas no fim é gratificante, assim como tem os momentos ruins, temos os momentos bons e esses são sua grande maioria”.

No ano de 2015, José Arent, juntamente com Luiz Mendes (Prefeito eleito para 2021), venceram as eleições e em primeiro de janeiro de 2016 assumiram a Prefeitura. A equipe foi formada e os trabalhos começaram, “formamos uma equipe, onde procurei colocar pessoas qualificadas e de carreira na Prefeitura, para assim conseguirmos fazer um bom trabalho no Município”.

Sua gestão passou por muitas dificuldades, como ele mesmo explica, “durante meu mandato tivemos quatro Governadores, o que dificultou a agilidade nos recursos. Começamos com o Colombo, passamos pelo Moreira, tivemos o Moises, que saiu e entrou a Daniela e por fim agora retornou o Moises. Cada um tem uma maneira de trabalhar e isto atrasou muito o nosso trabalho”.

Apesar das dificuldades, muito foi feito por Armazém, como o Prefeito mesmo afirma, “conseguimos muitas conquistas, como: construção do prédio do CRAS; uma quadra na Santa Terezinha; Centro de Eventos do São Cristovão; renovamos toda a frota de veículos da saúde; melhoria de todas as unidades escolares em parceria com as APEPES; pagamos o Piso salarial para todos os profissionais da educação; transporte escolar para todos que estudam fora do município; através de uma parceria pública privada colocamos um creche na Vila José Nazário; reformamos o posto de saúde da Santa Terezinha, onde já estamos atendendo; muitas pavimentações, como nos bairros, São José, Bom Jesus, São Cristovão e Vila Nova; recurso garantido para a segunda ponte sobre o Rio Capivari, através do Senador Esperidião Amim, só falta a Caixa

Econômica liberar e licitar a obra de cerca de um milhão de reais; temos em andamento o calçamento da rua Bruno Francisco Loffi, no bairro São Francisco; na rua Manoel Pereira e Luiz Paulo Corrêa, começamos com a revitalização dessas rua, dinheiro está na conta, é só executar; já temos três ruas licitadas, que são Osório Galdino da Rosa, Renério José Vieira e Isabel Batista; temos outro projeto que está com o recurso garantido que é o calçamento até a bifurcação entre Taquaruçú e Pesque Pague Tia Maria; conseguimos o maior recurso da história do Município de Armazém que é asfaltamento da estrada de Santa Terezinha, no valor de R$ 8.750.000,00, para assim fecharmos com chave de Ouro nosso trabalho”.

A respeito do asfaltamento para conclusão da estrada de Santa Terezinha, José Benjamin Arent está muito contente, “o Governado Moíses prometeu e cumpriu aquilo que prometeu. Estamos muito contente porque está conclusão de trabalho vai favorecer muitas famílias e também no desenvolvimento dessa região. Está obra será um divisor de água para o Município e tenho certeza que Armazém não será mais a mesma. O valor de 500 mil já está na conta da Prefeitura, que só terá o trabalho de fiscalizar a obra, já que não terá contra partida. Quero agradecer ao Governador e o secretário Vieira por está grande conquista e ele fez a entrega dos 500 mil pessoalmente na comunidade de Santa Terezinha”.

Como vimos, a cidade não parou no tempo e caminha a passos longos para um grande futuro e José Arent deixa um recado para os novos gestores, “quero disser para os próximos gestores que vocês tem que estarem preparados para tudo, já que planejamos o amanhã e de repente tudo pode mudar hoje, temos que ter jogo de cintura e trabalhar com muita dedicação, para assim administrar bem a cidade”.

Fica por ultimo os agradecimentos, “agradeço imensamente todos os meus secretários, meus colaboradores, o Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, de uma maneira geral há todos que nos ajudaram na administração desta bela cidade. Um Feliz Natal para todos e muita prosperidade em 2021”.

Na vida um dia tudo chega ao fim e como diria Mariana Nascimento “A vida é uma renovação às vezes é necessário morrer, fechar ciclos, para que se renasça e tudo possa ser diferente.” Desta maneira no dia 31 de dezembro, José Benjamin Arent, homem de fala mansa e de grande seriedade, encerra seu ciclo na Prefeitura, pelo menos neste mandado, mas no futuro ninguém sabe o que poderá acontecer.

Este artigo está em

Join the Conversation