Conferência Municipal DCA aconteceu nesta quinta-feira (13) em Armazém

A XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve como tema: “Proteção, Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, aconteceu nesta quinta-feira (13), das 13h às 17h, no Centro de Convivência do Idoso, em Armazém. Sendo uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ambos de Armazém.

A conferência teve como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, as crianças, os adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento foi aberto ao público e toda a comunidade pode participar, principalmente, os representantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
A Conferência foi desenvolvida a partir da realização da Conferência Magna com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.”, conforme tema e eixos orientadores, definidos pelo Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescente – CONANDA, e constantes no Documento Base da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo eles:

  • Eixo I: Garantia dos Direitos e das Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
  • Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
  • Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e de Adolescentes;
  • Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e de Adolescentes;
  • Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Após a palestra ministrada pela Mestre em Serviços Social PUC/RS, Karla Cardoso Borges, os participantes foram convidados a dividirem-se em cinco grupos, sendo que cada um deles recebeu um eixo norteador, uma cor específica e um facilitador.

As conferências – São espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva acerca de propostas e estratégias de organização. Suas principais características são reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

A Secretária Municipal da Assistência Social e Habitação, Vanda Corrêa Arent, expressou: “Foi um valioso momento para se pensar e repensar as políticas públicas que direcionam suas ações para às crianças e aos adolescentes. Acredito que foi uma tarde muito produtiva”, comenta.
A Assistente Social da Gestão, Marlete Josino, também falou sobre a conferência: “A cada conferência acreditamos que há o que contribuir, o que melhorar. Principalmente diante dos desafios atuais com relação à infância e à adolescência.

A Psicóloga da Gestão, Jenifer Vieira Rodrigues, comentou que acredita na força da união das pessoas para o bem comum. “Nossa sociedade precisa muito de momentos assim, quando há uma pausa para a reflexão, quando atores sociais se reúnem para discutirem as ações das políticas públicas visando à promoção da vida”, conclui.

Este artigo está em

Join the Conversation