Assistência Social promove capacitação em Armazém

O Município de Armazém, através da Secretaria da Assistência Social, capacitou os funcionários que atuam no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, estando representadas as Secretarias Municipais: de Saúde, de Educação, de Assistência Social e, também, do Conselho Tutelar e da Apae, na manhã de quarta-feira (15).

A capacitação teve a duração de três horas, aconteceu no Centro do Idoso, em Armazém e atingiu quase 30 pessoas. Onde se vivenciou o objetivo de organizar, de executar e de realizar o comando único da política de assistência social de acordo com os princípios da Política Nacional de Assistência Social, nos parâmetros do SUAS.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Vanda Corrêa Arent, enalteceu o trabalho de toda a equipe. “Buscamos qualificar cada vez mais os serviços que são oferecidos e juntos estamos empenhados em garantir os direitos dos cidadãos”, expressa.

A vivência do encontro

Na oportunidade foi apresentado o organograma da secretaria, para que todos os presentes pudessem visualizar a hierarquia, os funcionários responsáveis de cada função e os serviços ofertados:

  • a Proteção Social Especial de média complexidade cujos atendimentos são realizados pela equipe técnica do órgão gestor, composto por: Assistente Social e Psicóloga, atendendo às famílias e aos indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, nos quais devido à natureza e ao agravamento destas situações, implica acompanhamento especializado, individualizado, continuado e articulado em rede.

O atendimento ao adolescente autor de ato infracional encaminhados pelo Poder Judiciário com determinação de aplicação de medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC, e Liberdade Assistida – LA.

  • Proteção Social Básica ofertada no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS através do atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, bem como às famílias encaminhadas pela rede de atendimento. Através do PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família que inclui: a acolhida com recepção, entrevista (prontuário) e visita domiciliar; o acompanhamento familiar com serviço socioeducativo para as famílias (grupos de mulheres), o atendimento individualizado e atendimento domiciliar; tendo também atividades coletivas com reuniões de planejamento participativas, palestras, campanhas socioeducativas e eventos Comunitários. E  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV que tem como princípio garantir conquistas progressivas a todos os seus usuários, complementando assim o trabalho social que se realiza com as famílias, e assim prevenindo fatos de situações de risco social e oferecendo oficinas de: capoeira, educação física, culinária e outros.

  • Sistema de Cadastro Único que é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como: o Programa Bolsa Família, ID Jovem, Carteira do idoso, Enem, isenção do pagamento de taxa de inscrição em concurso público e outros.

ASCOM Prefeitura de Armazém / Divulgação ORS

Outro momento forte do encontro foi avaliar as ações e a buscar por qualificar ainda mais os serviços oferecidos. Diante das observações, surge a necessidade de padronização dos encaminhamentos para que os atores envolvidos dialoguem entre si e cheguem a conclusões comuns. Bem como para que haja distribuição dos serviços entre as secretarias de maneira que os trabalhos sejam executados respeitando as competências de cada uma.

A Assistente Social, Marlete Josino, também relata a importância da capacitação continuada. “Nos reunimos a fim de qualificar os serviços ofertados e avançar na política de Assistência Social no âmbito municipal”, conclui.

No mesmo dia, à tarde, houve uma segunda capacitação para completar as ações deste dia. Neste período o encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Armazém e fez parte da formação continuada que vem acontecendo na secretaria com seus funcionários desde fevereiro de 2018.

 

Este artigo está em

Join the Conversation