Bombeiros de Armazém realizam visitas durante a Semana de Prevenção contra Afogamento

Além de receber inúmeros visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, é na chegada da estação mais quente do ano que Santa Catarina recebe a maior quantidade de turistas. São diversas as opções, cachoeiras, lagoas e praias para qualquer estilo, desde as mais movimentadas até as mais isoladas ou com águas cristalinas, porém toda diversão necessita cautela, pensando nisso, acontece de 20 à 26 de novembro a Semana Latino-Americana de Prevenção contra Afogamento, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e o Comitê Latino-Americano de Salvamento (CLAS), onde são realizados trabalhos que visam prevenir a ocorrência de acidentes.

Na região, representantes do Grupamento de Bombeiros Militar de Armazém, SD Nogareti e BCP Souza realizaram visitas ontem quinta-feira (23) em hotéis, parques aquáticos e cachoeiras movimentadas, com o objetivo de realizar trabalhos preventivos e treinamentos com profissionais da área de salvamento, buscando a segurança e integridade física de todos que visitam estes locais.

BCP Souza / Corpo de Bombeiros de Armazém / Divulgação ORS
PUBLICIDADE

A realização destes trabalhos é muito importante, pois atualmente, 17 pessoas morrem diariamente por afogamento no Brasil, sendo 12 destas, em rios; a maioria nadando ou por conta de buracos e abuso de álcool.

Algumas recomendações:

Rios de corredeiras: não entre e se embarcado use colete salva-vidas.
Rios sem corredeiras: água no máximo a altura dos joelhos ou utilize colete salva-vidas. A profundidade pode aumentar rapidamente.

Supervisão: o tempo todo por pessoa que saiba ajudar, e nunca entre na água alcoolizada ou mergulhando de cabeça.
Se estiver em perigo: mantenha a calma, flutue e acene por socorro e não nade contra a correnteza.

Se for ajudar: não entre na água para salvar, ligue para 193 e jogue material flutuante, aguarde a chegada de um profissional.

Este artigo está em

Join the Conversation