Balneário Camboriú recebe o maior Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina

O governador Raimundo Colombo inaugurou na tarde de ontem quarta-feira (13), a sede do 13º Batalhão de Bombeiro Militar de Balneário Camboriú. O novo prédio, considerado o maior batalhão do Estado, recebeu investimento de R$ 5,2 milhões para sua construção e deve abrigar, no futuro, a Defesa Civil e o Samu. Também foi realizada a formatura dos guarda-vidas civis e a entrega de viaturas.

“Nossos Bombeiros Militares estão presentes​ em 139 municípios, um número expressivo no Estado. Esse batalhão vai dar mais condições de trabalho, com heliponto funcionando. Importante em uma região com concentração demográfica bastante elevada e que precisa de uma estrutura adequada”, destacou Colombo.

No prédio de 3,8 mil metros quadrados, foi construído heliponto para pouso do helicóptero Arcanjo, que atenderá ocorrências no período de 21 de dezembro até final de fevereiro, durante a Operação Veraneio. Toda a estrutura conta com gerador de energia próprio, um espaço para cursos e treinamentos, além de sala de gerenciamento de crises e sala de atendimento à imprensa.

“O heliponto é um dos diferenciais que nos outros quartéis nós não possuímos. Mas o restante do quartel dá condições dignas de nós trabalharmos e também receber a comunidade nos cursos de bombeiro comunitário, bombeiro da melhor idade, guarda-vidas civil, projeto bombeiro mirim, projeto jovem guarda-vidas, além de nós podermos abrigar o Samu e a Defesa Civil municipal”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Onir Mocelin.

O Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú tem mais de 32 anos de história e desde 2010 teve o status elevado à sede do 13º Batalhão, com efetivo de 51 bombeiros que atendem mais de 2,6 mil ocorrências por ano. Atende as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo Tijucas e São João Batista.

O governador entregou uma viatura para intervenção rápida, considerada um projeto piloto para o corpo de bombeiros. O veículo é de menor porte e equipado para atendimento de emergência, com melhores condições de deslocamento no trânsito para ocorrências de combate a incêndio e resgates diversos. Também foi entregue um Auto Socorro de Urgência (ASU) para atendimento de ocorrências pré-hospitalares. O investimento para aquisição dos dois equipamentos foi de aproximadamente R$ 400 mil do Fundo Municipal Contra Sinistros (Fumpresi).

Em seguida foi a formatura dos 34 novos guarda-vidas civis que ingressaram ao serviço de salvamento aquático, da turma de 2017. Eles participaram de uma série de atividades de preparação e agora fazem parte do efetivo do 13º BBM de Balneário Camboriú.

Homenagens

Dois cidadãos da região foram homenageados com o diploma “Amigo do Bombeiro”. Os agraciados Bruno Ricardo Franzmann e Samuel Quijano foram reconhecidos como pessoas que colaboraram com a corporação em Santa Catarina.

Colombo também foi homenageado com a medalha de honra ao mérito aviação Bombeiro Militar, por ter ajudado na aquisição dos dois helicópteros e dois aviões, além de apoiar o Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

Este artigo está em


Join the Conversation