Candidatos a prefeito e vice assumem compromisso de buscar metas de desenvolvimento sustentável se eleitos

Candidatos a prefeito e vice-prefeito de municípios ligados à Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel participaram na tarde desta terça-feira, 30, do encontro na sede da entidade que buscou aproximar os candidatos à Amurel e esclarecer a função institucional da entidade. A apresentação foi feita pelo diretor executivo Celso Heideman.

A reunião também serviu para apresentar aos candidatos o programa Cidades Sustentáveis e firmar compromisso através de um termo de adesão de que, se eleitos, vão pautar suas administrações baseados nas diretrizes propostas pelo programa.

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. O assessor do Cidades Sustentáveis Américo Sampaio palestrou sobre o programa. “A proposta do programa é baseada nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização Unidas. Na verdade aproveitamos este rico material da ONU e o adequamos para a realidade municipal, que é onde a vida acontece efetivamente”, destacou Américo em sua fala.

De acordo com o assessor, “os 12 eixos do programa Cidades Sustentáveis estão inspirados nos compromissos de Aalborg (Dinamarca), um pacto político com o desenvolvimento sustentável que já foi assinado por mais de 650 municípios, principalmente europeus. Os compromissos consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima local e mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes”, revela

Diante das diferenças entre as realidades brasileira e europeia foram agregados dois novos eixos temáticos: “Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida” e “Cultura para a Sustentabilidade”. Assim como, pela mesma razão, foram feitas outras mudanças em itens dos compromissos propostos.

ASCOM AMUREL / Divulgação
ASCOM AMUREL / Divulgação

A plataforma, estruturada como uma agenda de ações e iniciativas, propõe um futuro sustentável para as nossas comunidades. O ideal a ser atingido é a construção de cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas, que proporcionem uma boa qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos relativos à vida pública.

Vários candidatos fizeram perguntas sobre aspectos do programa e todos os presentes assinaram a carta-compromisso. O prefeito de Tubarão Olávio Falcheti elogiou a iniciativa da Amurel em promover o encontro e ao representante do PCS. “Nós fizemos adesão no final de 2012 e somos testemunhas que um programa maravilhoso, que pode pautar praticamente todas as decisões do governo. É uma ferramenta muito importante para qualquer prefeito”, disse.

ASCOM AMUREL / Divulgação
ASCOM AMUREL / Divulgação

Apesar de todos os candidatos terem sido convidados, a participação foi pequena. Por isso, os que ainda quiserem conhecer melhor o programa e assinar a carta-compromisso poderão procurar a diretoria executiva da Amurel.

O programa é uma realização da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Instituto Ethos e Rede Nossa São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em www.cidadessustentaveis.org.br.

Este artigo está em

Join the Conversation